PM foi fundamental para diminuir efeitos da greve - Jornal Fato
Polícia

PM foi fundamental para diminuir efeitos da greve

Polícia Militar foi responsável pelas escoltas para garantir serviços e produtos essenciais à população capixaba


- Foto: Fred Loureiro/ Secom-ES

O Brasil inteiro sentiu os efeitos da paralisação dos caminhoneiros, que poderiam ter sido ainda mais severos no Espírito Santo, não fosse série de ações realizadas pelo Governo do Estado. E, pouco mais de um ano depois de sua própria paralisação, coube à Polícia Militar capixaba papel de protagonismo na execução do planejado.

A PM realizou 516 escoltas de comboios de caminhões para garantir serviços essenciais e a chegada de produtos cruciais para a população capixaba. As ações são desenvolvidas desde o último dia 25 e são medidas para enfrentar os efeitos da greve dos caminhoneiros.

E um dos novos pontos para a manutenção da segurança e do transporte de cargas no Estado é a operação Rota Segura, anunciada na quarta-feira (30), em coletiva de imprensa. A ação é da Polícia Militar, com a colaboração da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

A PM e a PRF garantiriam a livre circulação de caminhões, carregados ou não. No Sul, a escolta é realizada na ES-060 (Rodovia do Sol), começando em Presidente Kennedy e indo até a Região Metropolitana da Grande Vitória. Já no Norte, os trabalhos de escolta serão na BR-101, saindo da Grande Vitória e indo até Conceição da Barra.

O governador Paulo Hartung lembrou também de outros esforços do Governo do Estado, como o transporte, que começou nesta quarta-feira (30), de 3 mil toneladas de farelo de milho para alimentar aves e suínos.

Ainda em relação ao transporte de cargas, foi garantido o abastecimento integral de gás de cozinha na Grande Vitória e, nas últimas 24 horas, a PM realizou escoltas para levar o produto a grande parte do interior do Estado.

Os trabalhos efetuados pela PM foram essenciais ainda para garantir que todas as frotas do transporte público fossem abastecidas e para que estejam 100% disponíveis aos usuários. Os postos de combustíveis na Grande Vitória estão 100% abastecidos e, no interior, esse índice é de 70%, segundo informações do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Espírito Santo (Sindipostos-ES).

A Polícia Civil também assumiu trabalhos importantes. A instituição ficou encarregada das escoltas de comboios com os produtos essenciais para os supermercados.

Em nenhum momento, desde o início da paralisação, os serviços essenciais do Estado ficaram prejudicados. Os trabalhos dos setores da Educação, Saúde e das Forças da Segurança Pública estão normalizados, com 100% das atividades operando.

Comentários