Proerd forma turmas em Cachoeiro - Jornal Fato
Polícia

Proerd forma turmas em Cachoeiro


Foto: Divulgação/PM

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas formou no último semestre aproximadamente 1320 alunos. Ocorreram formaturas em Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Castelo e Vargem Alta. Foram contemplados estudantes do ensino infantil e fundamental, em sua maioria de escolas públicas.

 

Proerd faz parte de um Programa Institucional da PMES que visa levar às comunidades menos favorecidas uma ação preventiva na formação e personalidade das crianças sobre uso de drogas, o que repercute em melhorias para  a cidadania e combate à violência e criminalidade.

 

O programa conta hoje com instrutores da Polícia Militar que dividem o ano letivo em dois semestres, buscando contemplar o maior número possível de escolas atendidas nas áreas urbanas e rurais.

 

A meta do programa é que seja aumentado a cada ano o número de crianças assistidas pelo Proerd, dando a elas capacidades necessárias para discernir as consequências de suas escolhas e, assim, tomar as rédeas de suas vidas, sem permitir que influências negativas de outros norteiem suas ações.

 

O instrutor proerdiano é capacitado pedagogicamente a lecionar em sala de aula com conteúdo atualizado e dentro da realidade cotidiana do aluno, com a linguagem particular dos jovens que são o foco principal das aulas. O programa é dividido em lições, permeadas de palestras aos pais, culminando com a formatura.

 

Apesar de ter um alcance direto através dos estudantes, professores e pais, indiretamente a abrangência é muito maior, haja vista que os jovens são instruídos a compartilhar o conhecimento e afirmações necessárias de possíveis consequências desastrosas ou negativas quando do uso de substâncias ilícitas ou lícitas que causem dependência. Os instrutores também são solicitados a palestrar para os alunos não atendidos pelo programa, pais e escolas e instituições que solicitem o serviço.

Comentários