Unidade da PMES ministra curso de capacitação - Jornal Fato
Polícia

Unidade da PMES ministra curso de capacitação


Foto: Diretoria de Comunicação PMES 

 

O Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Motorizada (Rotam), Unidade Especializada da PMES, está capacitando os policiais militares que atuam nos batalhões de área para desempenharem as ações de policiamento com uso de motocicletas, dentro das diretrizes do Comando Geral para o policiamento ostensivo ordinário. O curso segue até o próximo dia 1º de julho.

 

Os policiais que estão participando do curso foram divididos em quatro turmas. Eles atuam nos batalhões da Grande Vitória. As aulas são ministradas em horário integral, no centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica. Serão ensinadas Teoria básica de pilotagem, Técnicas Básicas de Pilotagem (On-Road), Doutrina de Motopatrulhamento Ordinário, Técnicas Básicas de Pilotagem (Off-Road), Técnicas de Deslocamento de Emergência, dentre outras disciplinas pertinentes para se alcançar o objetivo do curso.

 

Motopatrulhamento

 

A evolução dos cenários urbanos, bem como a adaptação das atividades criminosas no contexto da sociedade atual traz à percepção da organização policial militar a necessidade de sempre buscar a qualificação dos recursos humanos no sentido de antecipar a prevenção de situações que gerem perigo à nossa sociedade. Dentro desse raciocínio, percebe-se que o processo de policiamento adotando o uso de motocicletas se traduz num meio de extrema eficácia para as atividades policiais, uma vez que possibilita uma rápida fluidez pelas vias de tráfego das cidades, bem como a superação de obstáculos e acesso a locais restritos a viaturas de quatro rodas, além de um ganho substancial em visualização pelo policial e referência por parte da população.

 

Dentre os objetivos da capacitação dos militares estão o desenvolvimento das habilidades específicas para utilização da motocicleta no processo de policiamento e a padronização dos procedimentos operacionais de policiamento com uso de motocicletas.

Comentários