Viaturas vão divulgar órgão de controle externo - Jornal Fato
Polícia

Viaturas vão divulgar órgão de controle externo

As ações para adequação da atuação dos agentes foram acordadas entre Justiça e prefeitura


O carro chega nesta semana, e o processo de plotagem está sendo finalizado pela Semcos (Foto: Divulgação/PMCI)

 

Entre as ações para manutenção, em Cachoeiro de Itapemirim, do uso das armas pela Guarda Civil Municipal (GCM), o juiz da 1ª Vara da Fazenda, Robson Louzada Lopes, esteve reunido na tarde de ontem com representantes das secretarias municipais de Defesa Social (Semdef) e Comunicação Social (Semcos) e da Controladoria Geral do Município.

 

Uma das pautas da reunião, no Bernardino Monteiro, foi a cessão de um veículo, solicitado por Louzada à 1ª Vara Criminal, exclusivo para atuação da Ouvidoria da corporação, órgão de controle externo que vem sendo reestruturado pela prefeitura desde o início do ano. O carro chega nesta semana, e o processo de plotagem está sendo finalizado pela Semcos.

 

A relevância da Ouvidoria, com trabalho aliado ao da Corregedoria, teve destaque nas falas do juiz e do prefeito Victor Coelho no encontro do último dia 6, também no Bernardino, quando foram definidas as metas para os 30 dias seguintes nas ações para efetivar a adequação de uso do armamento.

 

Por meio da Semcos, estão sendo providenciados ainda material de escritório para atuação dos órgãos de controle da GCM, como formulários e ofícios; e o portal vinculado à página da prefeitura na internet. Este e os outros canais para contato entre população e a Ouvidoria da Guarda terão divulgação contínua. O telefone para acionar o serviço é o mesmo da Ouvidoria Geral da prefeitura, o 156. Em breve, outras viaturas vão receber plotagem de divulgação dos órgãos de controle.

 

Também ontem, foram ajustados detalhes para que os dois órgãos de controle da Guarda passem a ocupar, o quanto antes, o espaço cedido pela Faculdade de Direito do município (FDCI) no bairro Ferroviários, anexo ao Escritório Modelo da instituição.

 

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Ruy Guedes, as ações em andamento vão solucionar pendências que se arrastam há dez anos. "Os agentes da Guarda Civil Municipal se empenham cada vez mais, e, proporcionalmente, recebem apoio cada vez maior da população. A nova sede, o veículo próprio e os canais de divulgação da Ouvidoria e da Corregedoria vão coroar um trabalho em melhoria gradativa na cidade", comemora.

 

Convênio

 

No último dia 17, Guedes acompanhou o prefeito Victor Coelho em viagem a Vitória para encontro com o secretário de estado de Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia. Na oportunidade, o prefeito propôs a celebração de um convênio de cooperação mútua para viabilizar o curso de formação que os guardas civis municipais precisam fazer para manter o porte de arma de fogo.

 

Nesse convênio, a oferta da capacitação seria a contrapartida estadual à cessão de servidores municipais que atuam hoje em órgãos vinculados à pasta de Segurança no governo estadual. Também foram pautas do encontro o retorno do 190 para Cachoeiro, a ampliação do sistema de videomonitoramento e o credenciamento de pátio de veículos pelo Detran, para retorno do serviço de guincho.

Comentários