Projeto quer estimular doação de sangue - Jornal Fato
Política2

Projeto quer estimular doação de sangue

Os estoques de sangue de Cachoeiro baixaram de forma preocupante nos últimos meses


Como já ocorre em algumas cidades, Vereador quer que junho seja mês de campanha para incentivar doadores

Os estoques de sangue de Cachoeiro de Itapemirim baixaram de forma preocupante nos últimos meses. E o pior é que esta não é uma ocorrência isolada: o risco de falta de sangue está sempre presente nos hemonúcleos do sul capixaba, principalmente em datas próximas a feriados e férias escolares.

Visando mudar esta situação, o vereador Sílvio Coelho Neto apresentou projeto de lei criando o "Junho Vermelho", para orientar as pessoas sobre a importância da doação e incentivar os cachoeirenses a colaborarem com os bancos de sangue.

"A ideia é que no mês de junho o poder público e a sociedade organizada realizem eventos que valorizem a doação, para repor os estoques e mostrar que este espírito solidário deve ser mantido durante todo o ano", diz o vereador. O projeto será votado pela Câmara nesta terça-feira (12) e a expectativa é que seja aprovado por unanimidade.

O movimento "Junho Vermelho" já ocorre em algumas cidades, como São Paulo. A escolha do mês deve-se ao fato de 14 de junho ser considerado o Dia Mundial do Doador. No inverno, a doação de sangue reduz em média 30% em virtude do frio, enquanto a demanda continua a mesma.

"É preciso lembrar sempre às pessoas que a solidariedade é fundamental, pois não é possível produzir sangue artificial e nem substituí-lo por qualquer outro produto. Doar sangue é salvar vidas", diz Silvinho.

Comentários