Comissão analisa finanças da Câmara - Jornal Fato
Política

Comissão analisa finanças da Câmara

Estudo orçamentário vai fazer projeção para os próximos 20 anos ? atualmente discute-se a redução do número de vereadores


 

A Câmara de Cachoeiro de Itapemirim nomeou na última terça-feira, os membros da Comissão Especial para estudo de estimativa sobre o impacto orçamentário-financeiro do Legislativo Municipal para os próximos 20 anos.

 

O vereador Leonardo Pacheco, o Professor Léo (PT) ficou como presidente, Jonas Nogueira (PV) como relator, e Fabrício Ferreira Soares, o Fabrício do Zumbi como membro.

 

Paralelamente, já está em andamento um estudo realizado por servidores da Casa sobre a situação financeira para a próxima legislatura (2017-2020), se o quadro de 19 vereadores permanecer. O resultado sai no final do mês.

 

"A nossa controladoria já está fazendo uma análise de redução de número de vereadores. Estamos estudando três possibilidades: reduzir para 13, 15 ou 17 o número de cadeiras na Câmara para a próxima legislatura", explica o presidente da Câmara, Júlio Ferrari (PV).

 

A Comissão de vereadores deve trabalhar junto com a de servidores. Júlio Ferrari ressalta que nunca antes foi feito estudo de impacto orçamentário-financeiro na Câmara de Cachoeiro.

 

Redução

 

Júlio Ferrari adianta que pelo que se percebe no estudo em andamento, o ideal seria que para o próximo pleito fossem extintas quatro cadeiras na Câmara.

 

"No meu ponto de vista, temos que ter 15 vereadores na Câmara. Poderemos ter economia de R$ 1,2 milhão anual, o que seria suficiente para honrar com os compromissos desta Casa. Há uma necessidade de mexer no quadro, pois se nada for feito a Câmara pode quebrar", argumenta Ferrari.

 

Com menos vereadores,

Câmara será reformada

 

O presidente da Câmara Municipal de Cachoeiro, Júlio Ferrari (PV) assegura que, caso seja aprovada a redução do número de vereadores, será possível reformar o prédio da Câmara, com melhoria dos gabinetes, na área administrativa e plenário. Ele é a favor do corte de quatro cadeiras para a próxima legislatura, reduzindo para 15 vagas.

 

"Já encomendei a Prefeitura um projeto para as mudanças no nosso prédio. O secretário municipal de Obras, Brás Barros, deve me entregar esse projeto até o final do mês. Hoje os gabinetes são imprensados e estão espalhados em dois andares, impossibilitando até mesmo a privacidade das pessoas", afirma Júlio.

 

Segundo Ferrari, o projeto de reforma prevê que os gabinetes dos vereadores sejam instalados no primeiro andar. No segundo andar, onde atualmente funcionam alguns deles, setor de informática, jornalismo e o departamento jurídico, será destinado apenas ao plenário, que será expandido com a criação de um espaço para a imprensa.

 

No terceiro andar, onde atualmente funciona a maioria dos gabinetes, o RH e o setor financeiro, ficará toda a parte administrativa.

 

A expectativa é de que obra de acessibilidade seja realizada nos próximos anos. O prédio fica no meio de uma ladeira e todos os acessos a ele, hoje, são feitos por escadarias, o que dificulta acesso de pessoas com mobilidade restrita.

Comentários