Hartung: "Albuíno deixa uma marca muito forte" - Jornal Fato
Política

Hartung: "Albuíno deixa uma marca muito forte"

Governador destaca a história do negro, filho de professora, oriundo de família humilde e sem tradição politica que chegou ao cargo mais alto do ES


Foto resgata período na década de 1990 em que Albuíno e Hartung se encontraram, exercendo os cargos de governador e prefeito de Vitória, respectivamente - Foto de arquivo

O governador Paulo Hartung lamentou a morte do ex-governador Albuíno Azeredo, vítima de parada cardiorrespiratória após cinco dias internado em hospital de Vila Velha, com quadro de pneumonia. Mais do que qualquer feito administrativo, Hartung exaltou Albuíno pelo que representou, como negro, oriundo de família humilde e que chegou ao cargo máximo da política capixaba, mesmo sem ter tradição eleitoral.   

"Deixa marca muito forte no Espírito Santo e no Brasil. Somos um país e enorme desigualdade social e racial", elogia Hartung, que foi prefeito de Vitória, no mesmo período e garante ter mantido relação de parceria com ele. Albuíno governou de 1991 a 1994 e os mandatos coincidiram nos dois últimos anos deste período.

"Quando foi candidato, começou a campanha e as primeiras pesquisas lhe davam participação muito pequena. Foi uma virada muito forte que marcou muito. Ele tinha formação acadêmica muito boa, professor de matemática. Um engenheiro. Sem tradição na política capixaba. Um negro, num estado que tem colonização forte italiana, alemã e de ouros grupos da Europa. Num pais desigual, que discrimina e precisa avançar para que a gente tenha igualdade de oportunidade para todos os brasileiros, principalmente por jovens. E ele firmou posição e teve desempenho eleitoral extraordinário. A ascensão de pessoa que vem de família simples, filho de professora, ao posto de governador".

Da gestão de Albuíno, Hartung ressalta a vez em que trouxe Nelson Mandela ao Espírito Santo. "Marcou muito aquele período, por tudo o que aconteceu na África do Sul. E a importância para todo o planeta".

Para o atual governador, Albuíno deixa lembrança tocante na alma dos capixabas. "O sorriso do Albuíno, era cativante. Meio moleque, mas que tocava alma das pessoas. Isso marcou a eleição dele para o governo. Deixa um traço relevante na história do ES e do país. Preciamos fazer o país crescer, mas distribuindo rendas, fazendo com que a gente abra oportunidade para o nosso povo, pessoas simples das terras capixabas e brasileiras. Isso é um pouco da marca da eleição e do governo de Albuíno".

Comentários