Instituto resgata legado de Glauber - Jornal Fato
Política

Instituto resgata legado de Glauber

Organização com o nome do deputado morto em acidente no ano passado será lançado hoje (11) à noite no Caçadores Carnavalescos Club


Wanderson Amorim

 

Com o objetivo de melhorar a vida das pessoas e atuar onde o poder público é ineficaz atualmente em Cachoeiro de Itapemirim, será lançado oficialmente na noite desta quinta-feira (11), no Caçadores Carnavalescos Club, às 19h30, o Instituto Glauber Coelho (IGC), em homenagem ao deputado cachoeirense morto em um acidente de carro no fim do ano passado.

 

De acordo com o presidente do IGC, Victor Coelho, irmão de Glauber, a ideia da criação do instituto surgiu quando o deputado ainda era vivo.

 

"Eu tinha compartilhado com ele a ideia de nossa família criar a Fundação José Affonso Coelho, em homenagem ao nosso pai e a todo seu trabalho voluntário à frente de diversas instituições em Cachoeiro. Uma justa homenagem a quem tanto se dedicou ao nosso município, mas o destino nos pregou uma peça desagradável e Deus quis levar Glauber para os Seus braços primeiro. O nome de papai tem um valor significativo, porém o nome do Glauber tem um peso muito maior para o que planejamos conseguir através de uma instituição do terceiro setor. A projeção, o apelo popular e o recall em torno da "marca" Glauber Coelho nos possibilita avançar além das nossas fronteiras, isso pensando a longo prazo. O mais importante é que o legado do trabalho de ambos e a credibilidade conquistada por nossa família nos dá a esperança de que o trabalho que iremos realizar tenha êxito", disse o presidente do instituto.

 

Segundo Victor Coelho, o IGC terá projetos em todas as áreas que Glauber priorizava: saúde, educação, cultura, esporte, meio ambiente, ação social e gestão pública, atuando com excelência e tratamento diferenciado. A intenção é que o passar do tempo todas as causas sejam "abraçadas".

 

"Iremos dando um passo de cada vez, de acordo com nossas possibilidades, tudo com muita responsabilidade e transparência. Queremos servir de referência para quem quer exercer a missão do voluntariado e ser um facilitador, um elo entre o cidadão mais carente e os serviços públicos", afirma Victor Coelho.

 

Inicialmente o instituto está trabalhando com voluntários e recursos próprios, mas já foi dada a entrada no processo para tornar a instituição em uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que permitirá o recebimento de recursos estaduais e federais através de projetos.

 

O IGC começa a funcionar com dois projetos piloto: um na área de saúde e outro na área de assistência social. Na saúde, o "Melhorando a Vida das Pessoas" que irá desenvolver ações, dentro dos trâmites legais, para resolver com maior rapidez a busca por serviços médicos como consultas, exames e internações. A instituição está formando também uma rede de médicos voluntários para prestação de serviços gratuitos.

 

Na ação social foi criado a "Rede do Bem", onde o IGC mobilizou pessoas a ajudar em campanhas específicas como arrecadação de agasalhos, brinquedos, cestas básicas, entre outros. Uma das primeiras mobilizações foi a ajudar crianças do Aprisco Rei Davi, que sofreram com um incêndio em suas instalações. A intenção também é realizar campanhas tipo Ação Global nos bairros.

 

A princípio o escritório do instituto está funcionando na Toca do Coelho, na Rua 25 de Março, 299, no Centro. Telefone é o 3015-6525. Outras informações sobre o IGC site www.institutoglaubercoelho.org.br.

 

Vitor Coelho disse que a data do lançamento do instituto foi escolhida para esta quinta-feira, pois hoje seria o aniversário de Glauber. "Queremos dar esse presente para Cachoeiro, melhorando a vida das pessoas. E como ele mesmo dizia: "Bora, bora, bora!" O Sonho Continua!", contou o irmão de Glauber.

Comentários