Justiça prorroga afastamentos - Jornal Fato
Política

Justiça prorroga afastamentos

Prazo de afastamento de prefeito Luciano e servidores venceria hoje(30.05)


O desembargador Adalto Dias Tristão, integrante da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), prorrogou o prazo de afastamento cautelar do prefeito de Itapemirim, Luciano de Paiva (PSB) e de outros cinco servidores públicos do Município.

 

A decisão, proferida no último dia 22 de maio, determina a prorrogação do afastamento até, pelo menos, o julgamento de dois agravos regimentais pela 2ª Câmara Criminal. Caso a decisão não fosse tomada, o prefeito Luciano de Paiva (PSB), afastado sob suspeita de corrupção, poderia reassumir o cargo na semana que vem.

 

O pedido de prorrogação do prazo foi feito pelo Ministério Público Estadual (MPES) e teve por fundamento assegurar a instrução do feito na fase investigativa. De acordo com a manifestação do MPES, o primeiro pedido de afastamento, deferido pelo relator inicial, desembargador substituto Fábio Brasil Nery, expiraria neste sábado. Ainda segundo o órgão ministerial, o prazo inicial não foi suficiente para a conclusão dos trabalhos investigativos.

 

O processo, inicialmente ficou a cargo de dois desembargadores, e agora a condução dos trabalhos cabe ao desembargador Adalto Dias Tristão, que prorrogou os afastamentos e manteve as cautelares.

 

Operação

 

O prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva (PSB), e mais cinco servidores - entre eles secretários - foram afastados dos cargos no dia 31 de março deste ano, durante a operação "Olísipo" realizada pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

 

A operação teve como objetivo desarticular e colher provas relativas à existência de associação criminosa especializada em fraudar a Prefeitura causando prejuízo de milhões.

 

Os servidores afastados estão proibidos de acessar as dependências da prefeitura e tiveram bens bloqueados.

Comentários