No TCE, Coelho quer aproximar controle e gestão - Jornal Fato
Política

No TCE, Coelho quer aproximar controle e gestão

Após renunciar ao cargo de deputado estadual para assumir no Tribunal, Rodrigo prega que controle deve propiciar segurança ao bom gestor


A aproximação entre o controle e a gestão, com respeito a seus papeis institucionais. Essa é a síntese do que pensa o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) Rodrigo Coelho do Carmo, que assumiu o cargo no fim da tarde de segunda-feira (13).

"Neste nosso tempo é fundamental que seja evidenciada e aprofundada a relação entre o controle e a gestão. Sabemos que quem passa pela gestão e chega ao controle, seja interno ou externo, apresenta gritante diferencial na avaliação e no entendimento", diz Coelho, para quem houve, no Brasil, desvio na atuação do controle, "pois a auditoria se distanciou da gestão, como se por ela não fosse também responsável".

De acordo com o novo conselheiro, é fundamental que sejam respeitados os papéis institucionais do controle interno, controle externo e da gestão, sem que estes causem paralisia nos serviços prestados à população.

"O controle deve propiciar segurança ao bom gestor, sendo mecanismo eficiente e atuante no contexto da transparência pública, efetivando-se inclusive como importante instrumento de controle social."

Coelho pontuou que hoje é comum ver bons quadros se afastando da gestão por medo de serem ordenadores de despesas o que relaciona à forma de atuação dos órgãos de controle. "Chego para que possamos juntos (aos auditores) evoluir sempre com o propósito de sermos mais justos e resolutivos em nossas tarefas".

Ex-deputado estadual, renunciara ao cargo hora antes de tomar posse, revela preocupação de julgamentos justos, para que a Corte não seja a razão de afastamento de pessoas que se esforçam para realizar uma boa gestão. "Evidentemente que, ao apurar atos ilícitos, de corrupção e de má gestão, estes devem ter tratamento rígido e compatível com o ato praticado".

Presente à solenidade, o governador Paulo Hartung, desejou sucesso ao conselheiro eleito, destacou a modernização do TCE-ES e a atuação do controle. "Esta instituição é guardiã da Lei de Responsabilidade Fiscal. Num país que, infelizmente, ainda valoriza a bagunça, aplaude a desorganização fiscal, o gasto sem financiamento. Essa instituição tem a missão de atualizar a cultura do país, que não é só dos gestores, mas também da sociedade."

O governador elogiou o Painel de Controle, ferramenta do TCE-ES de acompanhamento das finanças do estado, "vital para que o Espírito Santo não vire o Rio de Janeiro".

Durante a sessão especial de posse, o conselheiro Domingos Taufner proferiu discurso de boas-vindas ao novo conselheiro "Chega a um tribunal moderno, que conquistou vários avanços nos últimos anos, atualmente sendo tempestivo, transparente e útil", afirmou.

 

Estiveram presente ao evento os presidentes da Assembleia Legislativa, Erick Musso; do Tribunal de Justiça (TJES), desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama; do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Anníbal de Rezende Lima; o procurador-geral de Justiça, Eder Pontes da Silva, além de deputados estaduais, prefeitos, vereadores, familiares e amigos do conselheiro.

Comentários