Novo Sine entra no rol de destino da Casa do Cidadão - Jornal Fato
Política

Novo Sine entra no rol de destino da Casa do Cidadão


A reunião aconteceu na sexta-feira no plenário da Câmara Municipal (Foto: Leandro Moreira)

 

Leandro Moreira

 

Com a meta de funcionar em prédio ao lado do Ministério do Trabalho, na avenida Beira Rio, até o dia 1º de maio, a Agência do Trabalhador, o Sine, é mais uma opção para emitir Carteira de Identidade. O secretário estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Casteglione, esteve ontem reunido com os vereadores no plenário da Câmara Municipal para tratar do assunto.

 

Atualmente, o serviço acontece precariamente na Casa do Cidadão, que fica no prédio da Câmara Municipal. O atendimento, que é de competência do governo do Estado, funcionou em parceria com a prefeitura e o legislativo municipal, porém o contrato está vencido.

 

Os servidores cedidos pelos dois poderes locais foram retirados da Casa do Cidadão, que disponibiliza somente 10 senhas diárias. O resultado disso são pessoas chegando de madrugada para tentar garantir o atendimento.

 

"É constrangedor o município não ter uma solução. Hoje, o problema está na Câmara, que é a porta de entrada para este serviço prestado sem qualidade, e não há como o legislativo intervir na melhoria e nem na concessão de funcionários", disse a vereadora Renata Fiório, que integra a comissão criada para buscar um novo local de funcionamento da Casa do Cidadão.

 

O delegado Faustino Antunes também participou da reunião e acentuou que a sede atual "não oferece condições mínimas de trabalho", uma vez que o imóvel sofre as consequências de infiltrações.

 

De acordo com o secretário Carlos Casteglione, o atual prédio do Sine, na rua 25 de Março, está em processo de despejo, por atrasos no pagamento do aluguel do imóvel. "Quando estive prefeito, existia a ideia do governo do Estado de construir o Faça Fácil na Ilha da Luz e diversos serviços, inclusive o da emissão do RG, funcionariam lá. Chegamos a colocar a placa sobre a obra, mas não evoluiu", lembrou.

 

Casteglione informou que encaminhou no dia 14 de março a sugestão de levar o atendimento para a nova sede do Sine ao comitê de gastos, que analisa toda solicitação das secretarias estaduais que demandam recursos financeiros. "Caso o cronograma se cumpra, acredito que esta questão se conclua; afinal há o apelo da economia por serem dois órgãos funcionando em um imóvel".

 

O vereador Delandi Macedo (PSC), que é líder do governo na Câmara Municipal, esclareceu que a reunião de ontem não foi deliberativa, ou seja, teve o objetivo de ouvir a sugestão de mais um lugar, que será avaliado pela comissão de vereadores. Na quinta-feira, os edis conferiram as instalações do ginásio Ferração, no bairro Aeroporto; o imóvel onde funcionou a 'Casa da Sopa' chegou a ser anunciado como o mais provável.

Comentários