Novos devem ser maioria na mesa diretora da Câmara - Jornal Fato
Política

Novos devem ser maioria na mesa diretora da Câmara

Em Cachoeiro, gestão deverá ter maioria de vereadores estreantes e apenas o presidente reeleito para a vereança


Alexandre Bastos (PSB) na presidência, Wallace Marvila Fernandes (PP) como vice-presidente, Renata Fiório (PSD) como primeira secretária e Diogo Lube (PDT) na segunda secretaria (Fotos: Divugação)

 

 

Depois de muito debate e desencontros, houve o entendimento. Dividida em grupo dos seis e dos 13, a Câmara de Cachoeiro passou a falar a mesma língua neste final de semana, quando sacramentou-se a união dos dois grupos na composição da mesa diretora.

 

A eleição acontece domingo, primeiro dia de 2017. Os vereadores tomarão posse a partir das 16h00, no clube Caçadores, no Centro, e, em seguida, seguem para a Câmara, onde vão votar na nova direção. A previsão é de que isso ocorra no início da noite.

 

A composição acertada tem Alexandre Bastos (PSB) na presidência, Wallace Marvila Fernandes (PP) como vice-presidente, Renata Fiório (PSD) como primeira secretária e Diogo Lube (PDT) na segunda secretaria.

 

Os dois primeiros são originários do grupo dos 13 e os outros dois, do grupo dos seis. Para que seja sacramentada, no entanto, a composição, cada um dos vereadores vai precisar, individualmente, do voto da maioria, já que a eleição é feita por cargos e não por chapa.

 

Para Renata Fiório, ficou tudo bem encaminhado, embora a condução dos trabalhos da Câmara ainda demande mais discussão. "Ficou evidente que não existe situação ou oposição. Existe a união pela governabilidade de Cachoeiro, para dar liberdade de ação ao prefeito (eleito) ", revela.

 

Hoje, às 15h00, os parlamentares se encontram, para que o acordo possa ser sacramentado. Ainda há pontos a serem debatidos, sobre o funcionamento da Câmara. Os secretários querem autonomia para cuidar de aspectos que lhes são caros, como a comunicação da Casa e a transparência, pontos que constam na proposta de gestão da Câmara, apresentado quando ainda formavam o grupo minoritário.

 

Mas a boa vontade existe de todas as partes. Pois até mesmo a proposta de redução de despesas do Legislativo, defendida desde o início pelos seis, já foi feita e aprovada na última semana pelos vereadores da atual legislatura, com extinção de cargos comissionados e a fixação em no máximo de sete assessores, medidas que permitirão economia na casa dos R$ 800 mil para a Casa de Leis.

 

Segundo Alexandre Bastos, tudo está correndo bem. Na composição acertada, ele é o único vereador não iniciante e pretende colocar a sua experiência em favor do Legislativo. "Acabou essa coisa de grupo. Somos todos por Cachoeiro".

Comentários