O legado de Ricardo Ferraço - Jornal Fato
Política

O legado de Ricardo Ferraço

Além dos investimentos federais, parlamentar atuou contra a perda de recursos do petróleo e do Fundap


Atuação no Senado garantiu recursos e melhorias para os municípios capixabas - Foto: PMCI

Ao longo de seu mandato como senador, Ricardo Ferraço destinou R$ 426 milhões em recursos federais para todos os municípios do Estado, parte em emendas individuais e parte, de bancada.

O dinheirofoi investidoem materiais hospitalares, equipamentos permanentes para melhorar as estradas e vias, além de informática e kits para o Conselho Tutelar. Com os recursos também foi possível construir unidades de saúde, creches e pavimentar ruas.

Além dos investimentos federais, o parlamentar também atuou contra a perda de recursos do petróleo e do ICMS do Fundo de Desenvolvimento das Atuações Portuária (Fundap). Foi um dos responsáveis por barrar a importação do café de outros países como Peru e Vietnã, por exemplo. "A vinda do café de fora certamente devastaria muitos produtores que vivem do café em todo o Espírito Santo", diz.

Com a discussão política calcada, também, em valores morais, Ricardo se diz "a favor da família, dos princípios cristãos, dos valores que são passados de pai para filho".Este posicionamento faz com que, no Senado, lute para barrar projetos como o da liberação do aborto. Também defende a elaboração da base curricular das escolas em conjunto com a sociedade.

Em oito anos de mandato, Ricardo apresentou projetos como o da redução da maioridade penal; o da prisão imediata a partir de decisão judicial de 2º grau; e a proposta do tratamento obrigatório de usuários de drogas.

Ricardo enfrentou o corporativismo do Congresso com projetos que diminuem o salário de políticos e acabam com penduricalhos e vantagens na administração pública. Faz defesa do fim do foro especial para políticos para que autoridades.

Na esteira das investigações que apontaram crimes envolvendo empreiteiras e o governo federal, Ricardo apresentou proposta proibindo que empresas condenadas por corrupção sejam contratadas pelo poder público. Também relata projeto a favor da prisão em segunda instância.

Outra preocupação é incentivar os empreendedores. Entre suas pautas centrais está a que estimula a inovação com isenção de impostos a pequenas empresas e startups. O mandato apresentou, ainda, projetos como o do fim da cobrança de taxas sobre terrenos de marinha, que atinge grande parte da população capixaba em áreas litorâneas.

Comentários