Octaciano Neto desiste de concorrer - Jornal Fato
Política

Octaciano Neto desiste de concorrer

Ex-secretario estadual de Agricultura pretende se dedicar prioritariamente a projetos na iniciativa privada é ter mais tempo para a família


O ex-secretário de Estado de Agricultura, Octaciano Neto (PSDB) é mais uma surpreendente baixa na corrida eleitoral reste ano. Ele havia se desincompatibilizado do cargo em abril, para poder concorrer ao cargo de deputado federal. Iniciou pré-campanha, mas na manhã deste sábado, usou as redes sociais para anunciar sua desistência.
Os rumores de que isso aconteceria começaram há mais de um mês. É surpreendente porque Octaciano se preparava intensamente para a disputa. Agora, no entanto, anuncia que pretende se dedicar prioritariamente a projetos na iniciativa privada é ter mais tempo para a família.


Confira abaixo o comunicado na íntegra:

 


Comunicado

Tomei uma decisão importante na minha vida e quero compartilhar com vocês. Nos últimos 20 anos (1999-2018), me dividi entre o setor público e o privado , e posso afirmar que todos os momentos me ensinaram muito.

As minhas passagens pelo setor púbico me dão orgulho. Conheci e aprendi com grandes amigos, pude contribuir com o meu Estado, o que me dá uma sensação de dever cumprido. Dentre tantos momentos, a participação como Secretário de Estado da Agricultura no governo Paulo Hartung, que é referência de boa gestão no Brasil, me orgulha. Assim como a presidência do Conselho de Secretários de Agricultura do Brasil - Conseagri.

Como disse Carlos Aguiar, ex-presidente da Fibria em recente post nas redes sociais, "o governador Paulo Hartung conseguiu mostrar pra muito político grande que é possível gerir as contas públicas com eficiência, austeridade, inteligência e, ao mesmo tempo, fazer investimentos estruturantes e de longo prazo". É uma honra ter dado minha contribuição, em especial, nesse momento tão importante para o nosso Estado.

Em dezembro de 2016 manifestei o meu desejo em ser candidato. Fiz porque defendo a transparência no setor público. As pessoas precisam dizer o que desejam. Sinal trocado não combina com o mundo conectado. Em dezembro do ano passado, fui um dos 100 primeiros selecionados para participar do RenovaBR, uma aceleradora de novas lideranças políticas no Brasil. Outra oportunidade especial. Muito especial e que me fez evoluir muito .

Desde de abril, quando me descompatibilizei do governo do Estado, venho refletindo sobre o meu propósito de vida. E refletindo sobre qual o caminho que dedicarei na segunda fase da minha vida profissional (a partir de 2019).

Nas últimas, a partir do diálogo com a minha família e amigos, decidi que irei me dedicar majoritariamente às minhas atividades no setor privado, especialmente ao mercado de proteína animal. Assim como darei um tempo maior aos meus filhos (Bernardo, 2 anos, e Arthur, 10 anos), à minha esposa, Daniela, e a meus pais, que moram em Pedro Canário.

A decisão não foi fácil. Gosto muito da vida pública. Mas optei por me dedicar aos meus projetos pessoais. Continuarei dando minha contribuição ao bom combate, como sempre fiz até hoje. Não me furtarei do meu papel de liderar, de defender o que acredito. Apoiarei candidatos que desejam fazer as reformas que o Brasil tanto precisa.

Acredito na política como instrumento transformador da sociedade. Acredito na democracia , que não é um sistema perfeito , mas não existe sistema melhor. Por mais duro que sejam os sentimentos de uma ampla maioria dos brasileiros, só a política fará a transformação. Precisamos modernizar o setor público. Eu acredito nele, mas precisamos fazer uma ampla reforma, torná-lo mais eficiente, que seja capaz de gerar mais resultados para os mais pobres, que seja capaz de enfrentar as corporações que constroem narrativas de interesse coletivo, mas que são interesses de pequenos grupos.

Metade de mim continuará servindo. Irei colaborar voluntariamente com o professor Edmilson Teixeira, professor da Universidade Federal do ES, que me convidou pra estudar e agir na temática "água, desenvolvimento regional e juventude". Na semana passada procurei o RenovaBR. Também me coloquei à disposição pra colaborar como voluntário. Jamais deixarei que o espirito de servir e que o meu amor pelo setor público se apaguem.

A outra metade de mim estará no setor privado.

Agradeço a todos que estavam nesta caminhada comigo. Ela continua. Apenas de uma forma diferente.

*Octaciano Neto*

Comentários