Professora assume Direitos Humanos no ES - Jornal Fato
Política4

Professora assume Direitos Humanos no ES

Na sua primeira experiência na gestão pública, ela vai tocar o programa Ocupação social, um dos principais do governo


Gislane assume o carrego vago há quase um mês, desde que Júlio Pompeu o deixou para se candidatar

O governador Paulo Hartung anunciou, nesta quarta-feira (02), o nome da nova secretária estadual de Direitos Humanos. Assume a pasta a professora pós-doutora Gilselene Passon Picoretti Francischetto. Ele destacou sua capacidade técnica e a habilidade de diálogo. A nova gestora vai dar continuidade aos projetos e ações desenvolvidos na Secretaria, em especial, o Programa Ocupação Social.

"É uma professora com excelente formação na área dos diretos humanos e do trabalho, com um vasto currículo e grande interlocução. Essa é uma substituição da qual tenho certeza que irá manter qualificado todo o trabalho feito até aqui pela Secretaria de Direitos Humanos. Também é uma medida que vai auxiliar na consolidação das políticas públicas inovadoras que estamos implantando no Estado", afirmou o governador Paulo Hartung.

É a primeira experiência de Gilselene na gestão pública. Ela construiu carreira profissional na academia, na área do Direito, em especial nos temas: Direitos Humanos, Direito do Trabalho e Metodologia do Ensino Superior.

"Assumi o desafio por acreditar que é espaço de muita potência e extrema importância para ser ocupado e trabalhado a favor dos direitos de todos, e por acreditar que as ações hoje realizadas pela secretaria merecem ser mantidas, em especial o Programa Ocupação Social, no qual eu muito acredito", afirmou a secretária de Direitos Humanos, Gilselene Passon.

Durante o anúncio, também estavam presentes a secretária de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, que nas últimas semanas também respondeu pela SEDH; o secretário de Estado de Planejamento, Régis Mattos Teixeira; a superintendente de Comunicação, Andreia Lopes; e o ex-secretário de Direitos Humanos, o professor Julio Cesar Pompeu.

"É uma honra ver minha colega, a professora Gilselene Passon, assumir a pasta na qual eu estava, e saber que, agora, além da sala de aula, também temos em comum a experiência na gestão pública. Ela é capaz não somente pela sua formação e envolvimento com as causas humanistas, mas também pelo seu caráter e sua caminhada pessoal", contou Pompeu.

 

Formação

Gilselene Passon é graduada em Direito, pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), e em Pedagogia, pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (2013); com mestrado em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); doutorado em Direito, pela Universidade Gama Filho (2005); pós-graduação em Docência do Ensino Superior, pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (em andamento) e pós-doutorado em Ciências Sociais, pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal - 2008), sob a orientação do Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos.

É professora titular na graduação, pós-graduação, mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito de Vitória (FDV), tendo experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, Direitos Humanos e Ensino jurídico. Na área da Educação, desenvolve pesquisas nos seguintes temas: formação de professores, memórias e desigualdades de grupos sociais invisibilizados e a escola como espaço das diferenças.

Comentários