Rejeitada a abertura de processo de cassação - Jornal Fato
Política

Rejeitada a abertura de processo de cassação

Por 11 votos contra e cinco a favor a Câmara rejeitou o pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione (PT)


Wanderson Amorim

 

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim rejeitou na tarde de ontem o pedido de abertura de Comissão Processante (CP) contra o prefeito Carlos Casteglione (PT), fundamentada em três denúncias: contratação irregular de servidores não concursados, fraude em processo licitatório envolvendo a atuação da empresa Impacto e a existência de nepotismo na administração municipal.

 

Numa sessão com muitas discussões, praticamente toda direcionada em analisar o pedido de abertura de CP feito na semana passada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cachoeiro de Itapemirim (Sindimunicipal), Jonathan William, 11 vereadores votaram contra a abertura e cinco foram favoráveis. Houve duas ausências e uma abstenção.

Entre os que votaram favoráveis a abertura da CP estavam os vereadores Alexandre Maitan (PDT) e Luisinho Tereré (DEM).

 

Tereré no uso da tribuna disse que "se o prefeito já sofreu condenações, deve ter coisa errada, e que a Câmara precisa cumprir a sua obrigação de investigar", afirmou.

 

Já Maitan, foi mais crítico a atuação de seus pares. "Se a coisa chegou a esse ponto é porque essa Casa é negligente. Tínhamos que ter tomado iniciativa de investigar as possíveis irregularidades e não ter esperado o presidente do sindicato fazer a denúncia. Só duas pessoas devem ganhar nesta história: Jonathan William que pode sair vitorioso se abrirmos essa CP ou o advogado do prefeito que está aqui cumprindo o seu papel", disse.

 

David Lóss (PDT), que está entre os 11 que votaram contra a abertura da Comissão Processante, argumentou que votou embasado nos processam que tramitam na Justiça contra Casteglione e que ainda cabem recurso.

 

"Se a Justiça já está investigando e ainda há recurso cabível, devemos aguardar o resultado, para que não se cometam injustiças, como houve no passado contra o ex-prefeito Roberto Valadão (PMDB) que foi afastado da prefeitura e posteriormente inocentado das acusações a ele atribuídas", defendeu Lóss.

 

Após a votação de seu pedido, Jonathan William lamentou o resultado. "A população de Cachoeiro perdeu a oportunidade de ver uma Câmara de vereadores atuante. A sociedade deve se manifestar, seja nos próximos dias ou na próxima eleição. Os vereadores infelizmente deixaram de cumprir aquilo que é um dos papéis primordiais do Poder Legislativo, que é fiscalizar. Eles poderiam ter aberto a CP não afastando o prefeito de imediato, e ao final da investigação votariam na cassação do chefe do Executivo caso ficassem comprovadas as irregularidades. Infelizmente preferiram não investigar", lamentou.

 

Votação

 

Favoráveis à abertura da CP

Alexandre Bastos (PSB)

Alexandre Maitan (PDT)

José Carlos Amaral (DEM)

Luisinho Tereré (DEM)

Delandi Macedo (PSC)

 

Contrários à abertura da CP

Alexandre de Itaíca (PR)

Carlos Lino o "Ratinho" (PR)

Elias de Souza (PT)

Ely Escarpini (PR)

Jonas Nogueira (PV)

Lucas Moulais (PTB)

Osmar da Silva (PHS)

David Lóss (PDT)

Professor Léo (PT)

Rodrigo Enfermeiro (PSB)

Wilson Dilen (PRB)

 

Abstenção    

Júlio Ferrari (PV)

 

Ausência

Fabrício do Zumbi

Brás Zagotto (SD) - Estava presente na sessão, mas na hora da votação se ausentou retornando após o resultado.

Comentários