Retomada de obras é a prioridade - Jornal Fato
Política

Retomada de obras é a prioridade

Encontro realizado em Cachoeiro tem o objetivo de colher demandas da sua região Sul


 

A preocupação de prefeitos em relação a obras do Governo Estado que estão paradas foi a tônica na tarde de ontem, durante a audiência pública do Plano Plurianual (PPA), realizada no auditório da Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (FDCI). O objetivo foi colher sugestões no planejamento do estado para o quadriênio (2016-2019)

 

Para o prefeito João Bosco Dias (PSB), o Bosquinho, de Vargem Alta, nesse primeiro momento é preciso resolver as demandas que foram iniciadas na gestão (do ex-governador Renato) Casagrande. Metade das obras públicas do Governo do Estado está parada. Seja por falta de recurso, seja por revisão de projeto, segundo dados da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), parte desde a gestão passada.

 

"Nós temos algumas licitações que foram feitas, obras paralisadas, e no meu ponto de vista, esse não é o momento de inchar o governo com mais pedidos. Queremos que essas demandas sejam concluídas, para que possamos pensar em coisas novas, como por exemplo, investimentos nas áreas da Saúde e Educação. Os prefeitos estão gastando muito mais nessas áreas do que se é exigido. Precisamos muito do apoio do governo do Estado para que coloque recursos nesses dois setores", defendeu.

 

O prefeito de Castelo, Jair Ferraço (PSB), disse estar na esperança de que a partir de junho os municípios comecem a ter apoio financeiro do governo estadual e que obras importantes que estão paradas recomecem.

 

"Já temos diálogo com Paulo Hartung, através da Associação dos Municípios do ES (Amunes), pois os prefeitos querem a continuidade de obras. A fala do governador é de otimismo. Castelo, por exemplo, tem uma obra do programa Caminhos do Campo que está paralisada, mas em uma conversa com o secretário estadual de Agricultura, Octaciano Neto, ele garantiu que em breve teremos boas notícias".

 

Para o prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione (PT), que na última semana conseguiu a liberação de mais de R$ 5 milhões em recursos estaduais para obras e outras melhorias na cidade, o encontro de ontem serviu para apresentar conjuntos de ações regionais, pois segundo ele, os municípios precisam crescer juntos, de forma igualitária.

 

Em Presidente Kennedy, a prefeita Amanda Quinta (SD) está preocupada com o setor econômico.  A ajuda que espera do Estado é em relação à instalação do Porto Central, que ficará entre as praias de Marobá e Neves.

 

"Nós vivemos uma grande ansiedade com a vinda desse porto, pois seria um dos maiores investimentos na área portuária. E no PPA, gostaríamos de estar garantindo para os próximos anos a vinda desde empreendimento para a cidade, não só para mudar a vida de Presidente Kennedy, mas da população de todo o sul do Estado. E esse é o nosso maior objetivo".

Comentários