Sul cria comitê para brigar por ferrovia - Jornal Fato
Política

Sul cria comitê para brigar por ferrovia

Estrada de Ferro entre Vitória e Presidente Kennedy é considerada fundamental para desenvolver a região


Nove prefeituras e setores produtivos enviaram representantes para reunião que definiu primeiras ações - Foto: Emella Simões

Os municípios da região sul do Espírito Santo vão entrar na briga para garantir a construção da Estrada de Ferro (EF) 118 entre Vitória e o Porto Central, em Presidente Kennedy. A obra seria a contrapartida da mineradora Vale, que pretende antecipar a renovação de sua concessão junto ao governo federal por mais 35 anos. Entretanto, o presidente Michel Temer baixou portaria na qual transfere a compensação do Espírito Santo para o Centro-oeste brasileiro, embora os impactos ambientais causados pela empresa sejam sentidos pelos capixabas.

Ontem à tarde, grupo formado por representantes de nove prefeituras e do setor produtivo aconteceu se reuniram no gabinete do prefeito Victor Coelho (PSB) para traçar plano de ação. A primeira providência do grupo será enviar ao governado federal uma carta na qual manifestam seu descontentamento com a possibilidade de a região ficar sem o investimento considerado estruturalmente prioritário.

"Decidimos provocar esse encontro porque estamos preocupados com essa situação. A EF 118 é um investimento muito esperado e de grande relevância para impulsionar o desenvolvimento da nossa região", disse Victor Coelho.

Outra ação definida foi a formação de um comitê com representantes de todos os municípios da região, para manter a mobilização. A tarefa inicial do grupo é agendar audiência com o governador para se inteirar das ações judiciais que o governo move e as negociações paralelas que trava com a Vale e o governo federal para tentar dar fim ao imbróglio.

Das ações do governo estadual, surgiu a proposta da Vale de estender a ferrovia até o porto de Ubu, em Anchieta, mas a intenção, com a formalização do comitê sulino é de que a projeção inicial seja mantida, pois, somada ao porto, que se torna plenamente viável com ela, seria um atrativo estrutural a mais para atrair empresas para a região.

O grupo também pretende se reunir com os candidatos ao governo estadual, na expectativa de que eles assumam em seus planos de governo, o compromisso de lutar pela implantação da estrada de ferro em solo capixaba.

Outras definições foram a participação de representantes do comitê na audiência pública que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará sobre a Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), no dia 10 de setembro, em Vitória; a apresentação do projeto da EF 118 na Cachoeiro Stone Fair, na semana que vem.

Segundo o diretor-presidente do Porto Central, José Maria Novaes, a atitude e proatividade do prefeito de Cachoeiro em reunir o sul do estado em prol da ferrovia foi importante e produtiva. "Reunirmos com o governador será importante, para entendermos toda a situação e assim agirmos corretamente", analisa.

Presente na reunião, a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta Rangel, avalia que a formação do comitê é fundamental. "O primeiro passo foi dado, e as atitudes do comitê são muito importantes. Acredito que, a partir desse trabalho em conjunto, vamos conseguir avançar e ter mais notícias positivas sobre o projeto, que é de suma importância para o Espírito Santo, para a região Sul toda, principalmente", disse. 

Para o presidente do Sindirochas, Tales Machado, a união entre as lideranças regionais é um ponto forte da região. "Essa união me deixa muito otimista. Se nos mantivermos unidos em prol desse projeto, teremos uma força enorme. As expectativas melhoram muito para vencermos esse desafio."

Também participaram do encontro os prefeitos de Castelo, Luiz Carlos Piassi; de Rio Novo do Sul, Thiago Fiório; de Muqui, Carlos Renato Prúcoli; de Apiacá, Fabrício Thiebald; de Atílio Vivacqua, Josemar Machado; além de representantes de Marataízes e Anchieta. Estiveram representados, ainda, a Câmara Municipal de Cachoeiro, o Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo (Messes), a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci), o Porto Central e a imprensa local.

 

Foto: PMCI

Imbróglio

A renovação da concessão bilionária da mineradora Vale para administração e uso da Estrada de Ferro Vitória-Minas, só venceria em 2027. O Espírito Santo negociava ramal que seria construído pela Vale entre Vitória e Presidente Kennedy, região que abrigará o complexo industrial do Porto Central no sul capixaba. No entanto, o Palácio do Planalto deu sinal verde para a Vale, em troca da renovação antecipada, construir uma ferrovia no Centro Oeste para atender ao agronegócio.

 

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