Vereador diz que é preciso conscientizar contra racismo - Jornal Fato
Política

Vereador diz que é preciso conscientizar contra racismo


O vereador Sebastião Buiu é ouvir racial da Câmara Municipal de Cachoeiro (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Leandro Moreira

 

O vereador Sebastião Gomes (PP), mais conhecido como Buiu, é ouvidor racial da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e revelou que já se sentiu vítima de preconceito na condição de vereador. Ele pretende desenvolver ações de conscientização em favor da igualdade no município, em parceria com a prefeitura, para tentar reduzir possíveis casos de racismo.

 

"Visitei quatro empresas, acompanhado de um assessor, que é branco. Nas quatro ocasiões, os empresários falavam se referindo a ele e não a mim. Em um caso, meu assessor, incomodado, chegou ao ponto de dizer que o vereador era eu", contou.

 

De acordo com Buiu, 52% da população cachoeirense é negra e, ainda assim, são raros os casos de negros alcançarem cargos de destaque na sociedade. "Isso também ocorre no serviço público, nas funções comissionadas, e em cargos eletivos. Creio que Cachoeiro só teve três vereadores negros eleitos: Rodrigo Enfermeiro (PSB) 2012/16, Rodrigo Sandi (PTN) e eu".

 

Nos próximos dias, será agendada reunião com o prefeito Victor Coelho (PSB), com a participação de representantes da cultura negra, para elaborar uma pauta de valorização do que existe desta matiz e de conscientização, principalmente nas escolas.

 

Nesta terça-feira (21) foi o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, data definida em função de massacre que tirou a vida de 69 negros e deixou 186 feridos em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960.

Comentários