Dom Dario Campos é nomeado Arcebispo de Vitória - Jornal Fato
Religião

Dom Dario Campos é nomeado Arcebispo de Vitória


Foto: Emella Simões

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou, na manhã desta quarta-feira (07), duas alterações no brasileiro, ambas no estado do Espírito Santo. O Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Luiz Mancilha Vilela, e nomeou como Arcebispo de Vitória, o Bispo Diocesano Dom Dario Campos, transferindo-o da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. 

Dom Dario Campos é franciscano da Ordem dos Frades Menores. Nasceu aos 9 de junho de 1948, em Castelo. Sua ordenação episcopal foi em 26 de setembro de 2000, em Belo Horizonte (MG), após ser nomeado bispo coadjutor de Araçuaí (MG). Dom Dario tornou-se bispo titular em 2001, permanecendo até 2004 na diocese do Norte de Minas, quando foi nomeado bispo de Leopoldina (MG). Neste período, foi membro do Conselho Episcopal de Pastoral do regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelo Setor Vocações e Ministérios (2002 a 2006) e pelos Presbitérios do regional, além do Setor de Animação Vocacional (2006 a 2010). 

Dom Dario tomou posse na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim no dia 10 de julho de 2011. Seu lema episcopal é "Nas tuas Mãos". 

 

Governador 

Em nota á imprensa, o governador Paulo Hartung se pronunciou sobre a noemação. "Parabenizo com carinho Dom Dario Campos, que foi nomeado nesta quarta-feira (07) pelo Papa Francisco como novo arcebispo da Diocese de Vitória. Dom Dario, com seu perfil humilde, de origem franciscana e dedicado à caridade, certamente será um bom pastor para os fiéis católicos do Espírito Santo. Manifesto aqui também meu carinho a Dom Luiz Mancilha Vilela, que desempenhou um belo e dedicado trabalho ao nosso Estado".

 

 


Saudação da CNBB a Dom Dario Campos 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhe, com fraterna alegria, a nomeação de dom Dario Campos, OFM, como arcebispo da arquidiocese de Vitória (ES). 

O lema episcopal de dom Dario Campos, "Nas tuas mãos", recorda da nossa filiação e entrega total aos planos de Deus.

 

Agradecemos a Deus a caminhada episcopal de dom Dario na diocese de Cachoeiro de Itapemerim (ES) e, em comunhão com as comunidades da diocese, desejamos um ministério episcopal fecundo na tonância da alegria do Evangelho, na unidade e partilha fraterna com o Povo que o espera na Arquidiocese de Vitória. Nossa Senhora da Vitória, padroeira da Arquidiocese o acompanhe no seu ministério episcopal: "Ave, ó mãe do Senhor e ave, vós todas santas virtudes infusas pela graça e iluminação do Espírito Santo nos corações dos fiéis, fazendo-os de infiéis, fiéis de Deus" (S. Francisco de Assis). 

Acompanhamos dom Dario Campos com nossas orações pelos bons frutos no serviço evangelizador.

 

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
 

 

Nunciatura Apostólica do Brasil 

A nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Francisco, acolhendo o pedido de renúncia apresentado pelo Excelentíssimo Dom Luiz Manilha Vivela, SSCC, em conformidade com o 401 § 1 do Código de Direito Canônico, nomeou Arcebispo de Vitória, no Estado do Espírito Santo, o Excelentíssimo Dom Dario Campos, OFM, transferindo-o da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito santo.

 

Informações da Diosece de Cachoeiro

Comentários