Caminhoneiros ameaçam fazer greve geral - Jornal Fato
Nacional

Caminhoneiros ameaçam fazer greve geral

Ofício enviado ao presidente Michel Temer exige que alíquota de impostos que incidem sobre o combustível seja zerado


A Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) protocolou na segunda-feira (14) ofício na Presidência da República e na Casa Civil para cobrar medidas efetivas do Governo diante do aumento constante das refinarias e dos impostos que recaem sobre o óleo diesel. O prazo é até domingo (20) para que se abra negociação sobre o assunto, com indicação de uma paralização nacional, caso isso não aconteça.

Segundo a Associação, as recentes paralisações feitas em diversas rodovias do país refletem o desespero e a insatisfação da categoria, que não têm seus pleitos ouvidos pela Governo.

"Além da correção quase que diária dos preços dos combustíveis realizado pela Petrobrás, que dificulta a previsão dos custos por parte do transportador, os tributos PIS e Cofins, majorados em meados de 2017 com o argumento de serem necessários para compensar as dificuldades fiscais do Governo, são o grande empecilho para manter o valor do frete em níveis satisfatórios".

Como a utilização de veículos movidos a diesel é grande no Brasil, a redução da tributação sobre o combustível pode resultar em queda expressiva nos custos de produção agropecuária, no preço do frete dos alimentos e nas tarifas do transporte em geral, o que beneficiará diretamente milhares de cidadãos brasileiros.

A Abcam sugeriu o Governo Federal de criar um sistema que tenha um Fundo de Amparo ao Transportador Autônomo destinado ao custeio de um programa para aquisição de óleo diesel, sendo a sua principal fonte de recursos composta por qualquer contribuição que o governo federal achar conveniente, ou um sistema de subsidio para aquisição de óleo diesel por parte dos transportadores autônomos.

 

Comentários