"Mais Médicos" chegam e todas as unidades terão atendimento em Cachoeiro - Jornal Fato
Saúde

"Mais Médicos" chegam e todas as unidades terão atendimento em Cachoeiro

No município há um médico para cada 3,8 mil habitantes, o índice é melhor que é o nacional, que é de um profissional para cada 4 mil pessoas


- Fotos: Tharsis Furtunato

A partir da próxima segunda-feira (3), Cachoeiro de Itapemirim, passará a contar com mais sete profissionais de saúde. Eles vêm pelo "Mais Médicos", programa do governo federal que busca resolver a questão emergencial do atendimento básico.

Com esse acréscimo, o munícipio passará a contar com médicos em todas as unidades, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Os profissionais atuarão na estratégia de saúde da família. Neste segmento, além do atendimento no consultório, é realizado visitas domiciliares.

Em Cachoeiro, há um médico para cada 3,8 mil habitantes, o índice é melhor que a média nacional calculada pelo Ministério da Saúde, que é de um profissional a cada 4 mil pessoas. Quem afirma é o secretário municipal de Saúde Alex Wingler.

No munícipio, há ainda, segundo ele, quatro profissionais extras, que atuam de forma itinerante, dando suporte para os locais que necessitam. Com a aquisição é esperada a diminuição no tempo de espera para as consultas eletivas.

 

 

"Assim como quem busca atendimento na saúde complementar, particular, há uma espera. Nas unidades básicas de Saúde (UBS), diferentemente do pronto atendimento (PA), as consultas são eletivas, marcadas, ou seja, é preciso aguardar a data do atendimento", expõe Wingler.

O custeio para pagamento dos novos profissionais, que receberão salário de R$ 15 mil, será retirado do orçamento da pasta, que é oriundo de recursos municipal, estadual e federal.

 

Novos investimentos

O prefeito Victor Coelho, que esteve na solenidade, anunciou novos investimentos que pretende fazer na área de Saúde.

 

 

"Não gosto de criar expectativas, mas temos planos de criar um mutirão semelhante ao "Tamo Chegando", só que na área de saúde. Além disso, está em fase embrionária a ideia de uma casa de apoio e atendimento aos autistas".

Ambos os projetos não têm prazo para serem executados. Em breve, haverá a inauguração de uma nova unidade de saúde, no bairro Basiléia. O local, está em fase final da construção.

 

Comentários