Ação na praça terá destaque para prevenção ao suicídio - Jornal Fato
Saúde

Ação na praça terá destaque para prevenção ao suicídio

Semana da Saúde Integral acontecerá nos próximos dias 27 e 28 de setembro


- PMCI

A praça Jerônimo Monteiro, no Centro de Cachoeiro, receberá, nos próximos dias 27 e 28, a Semana da Saúde Integral, evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Na ocasião, haverá oferta gratuita de serviços de saúde diversos para a população, das 8h às 15h, tendo como destaque atividades relacionadas ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio.

Nos dois dias do evento, profissionais de saúde mental estarão na praça para prestar orientações psicológicas e dar encaminhamentos, quando necessário. Além disso, no dia 28 será realizada uma caminhada de prevenção ao suicídio, com saída às 8h da Praça de Fátima, em direção à praça Jerônimo Monteiro.

Os outros serviços oferecidos na Semana da Saúde Integral serão: aferição de pressão, teste de glicemia capilar; orientação nutricional; coleta de sorologia; distribuição de preservativos; vacinação de adolescentes e adultos; solicitação de exames de escarro em pessoas com tosse a mais de duas semanas para diagnosticar a tuberculose; e avaliação de manchas na pele com perda de sensibilidade.

Na abertura do evento, haverá também uma apresentação de dança com temática dos anos 60, realizada pelos usuários do Centro de Convivência Vovó Matilde.

"Será uma ação conjunta das coordenações de Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde Mental, Programa de Imunização e Programa de Tuberculose e Hanseníase, trabalhando sobretudo na prevenção de doenças que tem tido aumento alarmante", explica a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

A secretária destaca ainda a importância da integração da atividade com a campanha do Setembro Amarelo. "A população precisa se conscientizar cada vez mais que o suicídio é uma questão de saúde", complementa.

Outras ações

A Semus também tem realizado outras ações neste mês relacionadas ao Setembro Amarelo. A prevenção do suicídio tem sido tema de palestras realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas escolas municipais, nas quais o assunto é abordado junto a outras questões, como uso de drogas e adesão a fenômenos das redes sociais.

De acordo com a Semus, foram notificadas 14 mortes por suicídio em Cachoeiro em 2017 entre pessoas de 20 a 79 anos.

Serviço: Semana da Saúde Integral

Quando: 27 e 28/09, quinta e sexta-feira

Onde: Praça Jerônimo Monteiro

Horário: 8h às 15h

Atividades:

- Aferição de pressão

- Teste de glicemia capilar

- Orientação nutricional

- Coleta de sorologia

- Distribuição de preservativos

- Orientação psicológica breve

-  Solicitação de exames de escarro em pessoas com tosse a mais de duas semanas para diagnosticar a tuberculose

- Avaliação de manchas na pele com perda de sensibilidade

- Vacinação (hepatite B; febre amarela; tríplice viral; HPV - para meninas entre 9 e menos de 15 anos e meninos entre 11 e menos de 15 anos -; meningogócica C - para adolescentes entre 11 e menos de 15 anos)

- Caminhada para prevenção ao suicídio (dia 28, saída da Praça de Fátima às 8h)

Comentários