Ação realiza 200 exames para a detecção de câncer bucal - Jornal Fato
Saúde

Ação realiza 200 exames para a detecção de câncer bucal

Em 18 das pessoas examinadas foram identificadas alterações e elas precisarão fazer novos exames


Vera Lúcia da Silva Bernardo, 50 anos, diz que a prevenção é importante para a vida de qualquer pessoa - Foto: Emella Simões

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) promoveu nesta quarta-feira (15) 200 exames clínicos gratuitos, para detectar ou prevenir o câncer bucal. Cinco dentistas abordaram e atenderam as pessoas que passavam pelo ônibus onde foi instalado o consultório, na Praça Jerônimo Monteiro, centro da cidade.

Além da realização do exame, a equipe orientou as pessoas que passaram pela praça sobre prevenção, sintomas e fatores de risco da doença.

Segundo Graziela Baptista Pinto Lima, dentista e coordenadora da Saúde Bucal de Cachoeiro, a inciativa da Secretaria de Saúde é para movimentar, divulgar e chamar a atenção da população para a prevenção do câncer bucal.

"Fazer com que as pessoas saibam a importância de ir ao dentista e fazer o exame clínico, porque através dele conseguirão diagnosticar as lesões. O quanto antes diagnosticar, mais chances de cura", explica.

Durante a ação, foram distribuídos panfletos e 150 kits de higiene bucal. "Alertarmos as pessoas sobre a importância da prevenção e de se consultarem com dentistas regularmente", disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, em 18 das pessoas examinadas foram identificadas alterações e elas precisarão fazer novos exames. Esses pacientes foram encaminhados ao Ambulatório Bucomaxilo Facial do Hospital Evangélico, no município, que possui uma equipe médica especializada nesse tipo de análise.

 

Pacientes

O atendimento foi considerado positivo pela empregada doméstica Vera Lúcia da Silva Bernardo, 50 anos. Ela diz que a prevenção é importante para a vida de qualquer pessoa. Com casos de outros tipos de câncer em sua família, toma todos os cuidados possíveis.

Outro que também manifestou satisfação com o atendimento foi Antônio São Paulo, de 57 anos. Ele é funcionário público e foi ao local depois de ver o trailer do seu local de trabalho. Acabou passando pelo exame. Após o atendimento, ele foi encaminhado para tratamento dentário na rede pública.

João Marques, 45, fez questão de fazer o exame e levou seus dois filhos pequenos para serem atendidos. "Acho muito válida e importante esta ação no município. Nem todas as pessoas conhecem ou têm acesso a esse tipo de exame. Quis trazer meus filhos também, pois a orientação e o exame são fundamentais", disse João.

 

Sintomas

O câncer bucal tem maior incidência em homens acima de 40 anos, mas as mulheres não devem se descuidar também. O consumo excessivo de bebida alcoólica, a higiene oral feita de forma inadequada, exposição excessiva dos lábios ao sol e o tabagismo contribuem para potencializar o desenvolvimento da doença.

São sintomas da doença manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na boca, feridas superficiais que não cicatrizam, dor ao mastigar, falar ou engolir, emagrecimento acentuado, nódulos no pescoço ou sangramentos. A recomendação para quem apresente algum desses sintomas é buscar atendimento em unidade básica de saúde com equipe odontológica.

Comentários