Agendamento online de serviços de saúde é disponibilizado em Cachoeiro - Jornal Fato
Saúde

Agendamento online de serviços de saúde é disponibilizado em Cachoeiro

A população tem a possibilidade de marcar os atendimentos de vacinação, consulta, puericultura e preventivos


Inicialmente, dez unidades básicas de Cachoeiro utilizam o sistema

A prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim já deu início à fase experimental do agendamento online de serviços públicos de saúde, com a participação de dez unidades básicas (UBS) do município. Com isso, a população tem a possibilidade de marcar os atendimentos de vacinação (imunização), consulta avaliativa de enfermagem para introdução ao programa de tabagismo, puericultura (saúde da criança) e preventivos (saúde da mulher) acessando a página agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Inicialmente, utilizam o sistema as unidades localizadas nos bairros Abelardo Machado, Aeroporto, Amaral, Aquidaban, Waldir Furtado Amorim (BNH de Baixo), Doutor Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), Jardim Itapemirim, Novo Parque, Alto União e Village da Luz.

A secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho, destaca que o agendamento é um projeto-piloto, e a intenção é ampliá-lo para todas as UBS do município, após avaliação do funcionamento. "O objetivo é agilizar o gerenciamento e a oferta de consultas, procedimentos e imunizações a todos os cidadãos cachoeirenses por meio da internet", afirma.

O método de agendamento online que será utilizado em Cachoeiro foi desenvolvido pela Dataci, empresa que presta serviços de tecnologia da informação ao governo municipal, em parceria com a prefeitura de Vitória, onde o sistema já é utilizado. O próprio site fornece as instruções sobre como realizar os agendamentos.

 

Cartão do SUS é obrigatório 

Para poder utilizar o sistema, é indispensável ter mãos o cartão do SUS. Quem ainda não possui o documento deve ir ao Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu (avenida Jones dos Santos Neves, Santo Antônio) e apresentar CPF e comprovante de residência. Os horários de atendimento são de 7h ao meio dia e de 13h às 15h30. Mesmo aqueles que já possuem precisam realizar a atualização cadastral no Centro de Saúde, exceto os cartões que começam com o número 7.

Comentários