Aumentam casos de conjuntivite - Jornal Fato
Saúde

Aumentam casos de conjuntivite

No primeiro trimestre foram registrados 202 casos, sendo 145 só no mês de março


O oftalmologista Fernando Lemgruber dá orientações sobre como prevenir o contágio

Nos três primeiros meses do ano, foi registrado aumento expressivo no número de atendimentos de casos de conjuntivite no Hospital Unimed Sul. Esse crescimento elevou o sinal de alerta da cooperativa de saúde, que orienta clientes e colaboradores a adotarem medidas de prevenção e intensificando a divulgação de informações sobre a doença. 

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que reveste a parte externa do globo ocular e o interior das pálpebras. Geralmente, a doença pode afetar um ou ambos os olhos, de início simultâneo ou sequencial, podendo durar de uma semana a 15 dias.

De janeiro a março, foram registrados 202 casos suspeitos da doença no Hospital Unimed Sul, sendo 145 só no mês de março. Apesar de rara a necessidade de internação, isso ocorreu em dois casos. 

O oftalmologista e diretor financeiro da cooperativa de saúde, Fernando Lemgruber, destaca que há três principais tipos de conjuntivite: a bacteriana, a viral e a alérgica. A diferenciação entre elas só é possível após avaliação médica com exame oftalmológico adequado. A conjuntivite alérgica não é transmissível, mas aviral e bacteriana, são. 

"A principal forma de transmissão da conjuntivite é o contato com superfícies contaminadas pelo vírus ou bactérias ou com pessoas na fase aguda da doença, sendo as mãos a forma de contagio mais comum", afirma. 

O médico destaca que a doença apresenta sintomas como visão embaçada, dor e sensação de areia nos olhos, vermelhidão e aumento do lacrimejamento, sensibilidade à luz, formação de secreção nas pálpebras, entre outros.

"Ao identificar sinais de conjuntivite é importante procurar um oftalmologista, pois cada tipo da doença necessita de um tratamento específico", complementa o médico Fernando Lemgruber. 

Ele acrescenta que alguns cuidados podem ser tomados para evitar a doença, como não compartilhar maquiagens para os olhos, toalhas e lenços; trocar regularmente a roupa de cama e banho; usar as lentes de contato corretamente; lavar as mãos com frequência e evitar tocar os olhos; e evitar aglomerações.

Comentários