Cachoeiro descentraliza serviços de radiografia e de exame de sangue - Jornal Fato
Saúde

Cachoeiro descentraliza serviços de radiografia e de exame de sangue



Mutirão no sábado (19) deu andamento a exames laboratoriais para Cachoeiro (Foto: Divulgação/PMCI)

 

Quem mora nos distritos de Cachoeiro terá agora mais comodidade na rede pública para agendar radiografia e maior agilidade na marcação de exame de sangue. A prefeitura descentralizou os dois serviços, que passam a ter solicitação feita nas unidades de saúde, ou seja, próximo à casa do paciente.

 

Para os exames de raios x, a novidade vale desde a manhã desta segunda-feira (21). O serviço continua oferecido pela prefeitura, mas o paciente não precisa mais sair do distrito para o agendamento, que passou nas unidades locais.

 

Já para exames de sangue, o atendimento no novo sistema fica disponível a partir do próximo dia 1º de setembro. No sistema antigo, a regulação cabia ao governo estadual, e cada nova solicitação precisava da aprovação da Superintendência Regional de Saúde.

 

Agora, a prefeitura solicitou, e o estado autorizou que essa etapa passasse a ser feita diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio de cotas em quantidade pré-definida na unidade de saúde do distrito. Para os bairros, a referência para agendamento nos dois tipos de exame continua sendo o Centro Municipal de Saúde, no bairro Guandu.

 

"Havia casos em que o paciente perdia uma cirurgia por conta do tempo excessivo no processo de marcação do exame de sangue solicitado pelo médico. Cada distrito agora terá sua cota, e o processo será bem mais ágil. Nossa intenção é ampliar essa política e descentralizar outros serviços em breve", aponta a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

 

Mutirão deu andamento a aproximadamente 170 mil exames

 

Como parte do processo após assumir a regulação dos exames, a Semus promoveu um mutirão neste sábado (19) para disponibilizar aos pacientes exames que já estavam solicitados, aguardando, até então, autorização do estado.

 

O resultado surpreendeu as equipes: 170 mil exames até então represados, puderam ser autorizados, e 95% deles já estão sendo encaminhados para as unidades de saúde, plenamente disponíveis aos pacientes. Os outros 5% são de vagas que foram aprovadas, mas ficarão disponíveis para novas solicitações, para pacientes atendidos em casos de urgência.

Comentários