Dia Mundial da Luta contra a Aids terá testes rápidos - Jornal Fato
Saúde

Dia Mundial da Luta contra a Aids terá testes rápidos


Neste sábado (1º), Dia Mundial da Luta contra a Aids, a prefeitura vai lembrar a data em Cachoeiro de Itapemirim com uma ação especial no Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu (avenida Jones dos Santos Neves, bairro Santo Antônio). A campanha ocorrerá durante a parte da manhã, das 7h às 11h.
Haverá oferta de testagem rápida gratuita para detecção de HIV, cujo resultado sai em 15 minutos. Em caso de positivo, o paciente será encaminhado para tratamento oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias). Esses testes são capazes de identificar, ainda, sífilis e hepatites B e C.
Para ter acesso a esse atendimento, é necessário levar documento com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Além desse serviço, também haverá orientação e aconselhamento com psicólogos e distribuição de panfletos e preservativos.
Há 30 anos, a Assembleia Geral da Organização das Ações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituíram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids.
"Este ano temos um motivo para comemorar. Pois o Brasil completa três décadas de luta contra o HIV, com registro de queda no número de óbitos por Aids no país e, dentre os estados, o Espírito Santo. A garantia do tratamento para todos, a melhoria do diagnóstico, a ampliação do acesso à testagem e redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento são fatores determinantes para essa redução", pontua Luciara Botelho, secretária de Saúde de Cachoeiro.

Dezembro Vermelho no município terá ações preventivas e de enfrentamento
A ação deste sábado no Centro Municipal de Saúde marcará o início da campanha local do Dezembro Vermelho. A mobilização ocorre anualmente em todo o país, durante o mês, especificamente em função do Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Em Cachoeiro, as unidades básicas de saúde vão ofertar orientações, aconselhamentos, testagens rápidas e, ainda, distribuírem panfletos e preservativos. Para tanto, contarão com apoio do Crias. Com isso, o objetivo da Semus é intensificar ações preventivas e de enfrentamento.
"Assim, por meio dessa campanha, além de provermos serviços com foco no Dia Mundial da Luta contra a Aids, chamamos a atenção para as importantes ações de detecção e prevenção para continuarmos os avanços no controle e combate dessa doença", destaca a secretária de Saúde.

 

Comentários