Médico previne sobre câncer de intestino - Jornal Fato
Saúde

Médico previne sobre câncer de intestino

Oncologista explica o que é a doença e a importância da prevenção em evento promovido pelo Hospital Evangélico


Médico oncologista do Heci, Tiago Cypriano - Foto: Divulgação

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (Heci) chama atenção para a causa do câncer de intestino, um dos tipos que mais acometem homens e mulheres em todo o país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A equipe da oncologia está mobilizada para conscientizar a população sobre a importância da prevenção. É essa a proposta deste Setembro Verde. Médico oncologista do Heci, Tiago Cypriano, que ministrará palestra no dia 26 sobre o Tratamento do câncer de cólon, explica mais sobre a doença e como o diagnóstico precoce é fundamental para a cura.

 

O que é o setembro verde?

Tiago Cypriano - É um momento de pensar em câncer de intestino grosso e nos exames que podem ser preventivos no sentido de detecção precoce dessa neoplasia e estímulo aos pacientes em procurar tratamento mais cedo para a gente ter resultados melhores.

 

Quais seriam esses exames?

Existem orientações das sociedades médicas em relação à pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia a partir dos 50 anos, porém não há um estímulo quanto à realização destes exames por parte da própria sociedade médica o que atrasa bastante o diagnóstico.  E este é um dos tipos de câncer que responde muito bem ao tratamento, com uma chance de cura de cerca de 85% dos casos.

 

E o câncer de intestino é um dos que mais acometem homens e mulheres, não é mesmo?

Sim, é um dos mais frequentes. Perde apenas para o de mama, nas mulheres e para o de próstata e pulmão nos homens. Aqui no ambulatório, por exemplo, atendemos em média quatro novos casos toda semana e desses cerca de 90% são dessa patologia, então é um câncer com uma incidência bem alta.

 

Há alguma razão para isso?

Existem os fatores de risco. O tabagismo, que é clássico. O tipo de dieta, aquelas ricas em carne vermelha, defumados e alimentos em conserva aumentam as chances de câncer de colón. O fator hereditário também pode ser importante. Pacientes mais jovens o tem bem determinados, com vários casos na família. Existem algumas síndromes familiares que são associadas ao câncer de reto e colón também.

 

Esta é a primeira vez que o Hospital Evangélico promove um evento para discutir sobre o Câncer de Intestino. Qual a razão?

A equipe observou, com os atendimentos aos pacientes oncológicos, a necessidade de fazer o diagnóstico mais cedo. É muito triste perceber que ele tinha sintomas há muito tempo e eventualmente faltou um exame de rastreio mais precoce para se ter um resultado melhor ao tratamento. E como esse tipo responde bem ao tratamento, vale muito a pena o estímulo aos exames de prevenção. Esse alerta à população é muito importante. Nos EUA já se tem o setembro verde. No Brasil, ele ainda é pequeno, mas com o sucesso do outubro rosa e do novembro azul cada vez mais vamos ter essas campanhas de mobilização

Comentários