Novo Dia D para vacinar contra sarampo e pólio - Jornal Fato
Saúde

Novo Dia D para vacinar contra sarampo e pólio

O Centro Municipal de Saúde é um dos oito locais que atenderão no sábado (1), na última oportunidade para imunização de crianças em Cachoeiro


A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a pólio chega ao fim nesta sexta-feira (31), mas a Secretaria de Saúde de Cachoeiro vai oferecer uma oportunidade extra para imunização de crianças de um a cinco anos incompletos.

Oito pontos de atendimento da rede básica de saúde realizarão um novo Dia D, neste sábado (1), das 8h00 às 17h00, buscando atingir uma cobertura de 100% do público-alvo. Será o terceiro sábado consecutivo com oferta de vacinas no município.

Quem tem filhos nessa faixa etária que ainda não tomaram as doses nessa campanha, iniciada no dia 6 de agosto, deve procurar o Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu ou as unidades básicas dos bairros Village da Luz, Zumbi, Aeroporto, Amaral, Paraíso, Gilson Carone e do distrito de Soturno, levando os cartões de vacina e do SUS.

Até quarta-feira (29), a cobertura vacinal no município era de 85,39%. São crianças protegidas contra as duas doenças, que são muito graves. O sarampo, por exemplo, já faz vítimas no estado vizinho, o Rio de Janeiro.

Já a poliomielite ou paralisia infantil não tem sido registrada no território nacional nos últimos anos, mas o vírus pode voltar a circular, uma vez que a doença não está erradicada no mundo e o fluxo de pessoas entre o Brasil e outros países é grande.

"É muito importante os pais e responsáveis comparecerem com as crianças que ainda não receberam as vacinas na campanha, para protegê-las dessas doenças. Essa será a última chance de participar", explica a coordenadora de Imunização, Horminda Gonçalves. Ela lembra, ainda, que, nesta sexta-feira, o atendimento nas unidades de saúde com sala de vacinação é realizado das 7h00 às 16h00.

Comentários