Semana tem ações para alertar sobre riscos de fumar - Jornal Fato
Saúde

Semana tem ações para alertar sobre riscos de fumar


 

Para alertar a população sobre os riscos do fumo e celebrar o Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio), a Secretaria de Saúde de Cachoeiro promove nesta semana uma série de atividades, incluindo palestras, atendimentos em saúde, distribuição de panfletos educativos e exposição dos materiais e substâncias contidas no cigarro.

 

As ações começaram já nesta segunda (29), com orientações ao público nas unidades básicas de saúde dos bairros Vila Rica e Agostinho Simonato, e seguem até sexta (02). 



Na quarta (31), a programação tem seu ponto alto na Praça Jerônimo Monteiro, Centro. Das 8h às 12h, quem passar pelo local poderá ter acesso a serviços como educação em saúde, aferição da pressão arterial, glicemia capilar e consulta de enfermagem para início da Abordagem Intensiva e Tratamento do Fumante. 



No mesmo dia, tem ação da unidade de saúde Nossa Senhora da Penha, que vai à escola estadual Carolina Passos Gaigher para orientar e distribuir panfletos.

 

Ainda na mesma data, a unidade de saúde Gilson Carone vai promover educação em saúde para fumantes e familiares, vacinação, aferição de pressão arterial, exames, distribuição de kit fissura (que auxilia no tratamento para parar de fumar) e panfletos aos dependentes nicotínicos.

 

Tratamento gratuito nas unidades de saúde

 

As pessoas dependentes de cigarro que queiram largar o vício têm acesso a atendimento gratuito nas unidades de saúde. Para isso, basta procurar a mais perto de casa e agendar uma consulta de avaliação clínica para começar o tratamento, que inclui participação em sessões em grupo de abordagem intensiva e suporte medicamentoso estabelecido pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

 

Além do atendimento para quem já é dependente, a referência técnica do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, Horminda Gonçalves, informa que Cachoeiro também promove ações de educação, como as dessa semana. 


De acordo com ela, apesar de pesquisas apontarem para uma tendência de queda do número de fumantes, o tabaco ainda é um perigo, principalmente para jovens com menos de 19 anos.

 

"Quando o jovem inicia o consumo antes dessa idade, fica mais propenso à dependência. É um problema sério de saúde pública, uma vez que se configura um fator de risco para todas as doenças, em especial se a pessoa tem outra comorbidade, como o diabetes e a hipertensão arterial, por exemplo. Além disso, quem fuma tem mais chance de adoecer, produz menos, ajuda a poluir o ambiente em que vive e forma fumantes passivos", avalia.

 

Confira a programação!

 

Terça (30)

UBS São Luiz Gonzaga: Abordagem, panfletagem em pontos comerciais da comunidade, às 8h.

Quarta (31):

Praça Jerônimo Monteiro: Educação em saúde, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, entrega de panfletos, consulta de enfermagem para início da Abordagem Intensiva e Tratamento do Fumante, das 8h às 12h.

UBS N.S. Penha: Orientações e panfletagem com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das equipes 032 e 072, sobre os "Malefícios do Tabaco", na Escola Estadual "Carolina Passos Gaigher". Público alvo: estudantes do 9º ano.
UBS Gilson Carone: 1ª Sessão do Grupo de Abordagem Intensiva e Tratamento do Fumante, às 8h. 
Consulta médica destinadas aos fumantes, às 12h30.
Educação em saúde com o cirurgião dentista Dr. Vinícius. Público alvo: fumantes e familiares. Após, serão realizados os seguintes serviços: vacinação, aferição de pressão arterial,exames de teste rápidos, distribuição de kit fissura e panfletos aos dependentes nicotínicos.

UBS Agostinho Simonato: Vídeos para pais e alunos da escola do bairro, às 10h40 e 16h40.

UBS Vilage da Luz: Concentração da equipe de Estratégia de Saúde da Família (enfermeiros, agentes comunitários de saúde, técnico enfermagem) no ponto final do ônibus, ao lado da unidade de saúde, com uma mesa de café da manhã e uma mesa exposta com materiais e substâncias contidas no cigarro.
Educação em saúde com orientações e panfletagens, aonde se mostrará pelas mesas expostas a alimentação da pessoa fumante com as substâncias tóxicas e não fumantes, com a mesa de alimentação saudável, das 7h30 às 10h30.

UBS Novo Parque: Início (primeira sessão) do grupo Abordagem e Tratamento do Fumante, às 14h.

Quinta (01):
UBS Córrego dos Monos
: Coffee break na recepção da unidade, apresentação do Programa de Tabagismo para os pacientes fumantes convidados para esse dia e início do grupo; às 7h30.
Palestra com Dr. Felipe (médico da unidade), ex-fumante, para contar sua experiência. No decorrer do dia, na sala de espera, entrega de folder sobre os malefícios do tabaco e apresentação de mural com cartazes sobre dados relacionados ao tabaco, às 8h30.

Sexta (02):
UBS São Vicente
: palestra na EMEB São Vicente, às 13h.
UBS S.L. Gonzaga: Sala de espera com o tema Tabagismo na UBS, respectivamente, às 8h.

Comentários