Testes rápidos de sífilis e HIV em Cachoeiro amanhã - Jornal Fato
Saúde

Testes rápidos de sífilis e HIV em Cachoeiro amanhã

O serviço será oferecido das 8h ao meio-dia, na Praça Jerônimo Monteiro


Foto: Divulgação

Testes rápidos gratuitos para detecção de sífilis, HIV e hepatites B e C serão oferecidos na praça Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, neste sábado (20). A ação integra a campanha estadual de combate à sífilis e à sífilis congênita e será realizada pelo Centro de Referência em Infectologia "Abel Santana" (Crias), da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O serviço será oferecido das 8h ao meio-dia e as pessoas que quiserem fazer a testagem precisam apresentar documento de identificação com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). O resultado do teste sai em 15 minutos. Em caso de positivo, o paciente é encaminhado para tratamento oferecido pelo Crias.

"Com esse evento, nós facilitamos e ampliamos o acesso a esse importante serviço. Os casos de sífilis, principalmente, têm aumentado em todo o país e ações assim são fundamentais para alertar a população. É uma doença sexualmente transmissível que, muitas vezes, não apresenta sintomas. Por isso a testagem é relevante", explica a coordenadora do Crias, Kamila Gomes Marvila, destacando que, nesta semana, a oferta de testes também foi reforçada em unidades básicas de saúde do município.

Quem preferir pode fazer o teste na sede do Crias, que fica na rua Mario Imperial, número 23, bairro Ferroviários, próximo à escola Anacleto Ramos. Mais informações pelo telefone 3155-5387. 



Aumento de casos

Neste ano, Cachoeiro registra um aumento dos casos de sífilis. De janeiro a até agora, foram notificados 289. No mesmo período do ano passado, eram 237.

Já o número de casos de sífilis congênita - quando há transmissão da doença da gestante para o bebê - teve leve queda. Até meados de outubro, são 52, ante os 63 no mesmo período de 2017. "Ainda assim, trata-se de um quantitativo elevado. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a sífilis durante o pré-natal e, quando o resultado é positivo, tratar corretamente a mulher e seu parceiro. Só assim se consegue evitar a transmissão da doença", salienta a secretária, ressaltando que a infecção é grave e pode causar má-formação do feto, aborto ou morte do bebê.

 

O que é a sífilis?

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum. É transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto (sífilis congênita). Pode se manifestar em três estágios. Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma e, por isso, dá a falsa impressão de cura da doença.

O uso da camisinha em todas as relações sexuais e o correto acompanhamento durante a gravidez são meios simples, confiáveis e baratos de prevenir-se contra a sífilis.

Comentários