Vacinação contra a gripe foca crianças e gestantes - Jornal Fato
Saúde

Vacinação contra a gripe foca crianças e gestantes

%. Até esta terça-feira (22), do total de 11.555 crianças, pouco mais de 6 mil haviam sido imunizadas


Esses grupos têm as coberturas vacinais mais baixas do público-alvo da campanha

Em Cachoeiro de Itapemirim, a campanha de vacinação contra a gripe já alcançou mais de 70% do público prioritário, mas a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) alerta os pais das crianças de seis meses a menores de cinco anos para a necessidade de melhorar a cobertura desse grupo, que está em 52%. Até esta terça-feira (22), do total de 11.555 crianças, pouco mais de 6 mil haviam sido imunizadas.

A meta é alcançar 90% em cada grupo prioritário - conforme estabelece o Ministério da Saúde - até 1º de junho, quando termina a campanha.

"Enfatizamos a importância de Cachoeiro obter uma cobertura homogênea em todos os grupos prioritários, com o objetivo de maior controle e diminuição do número de casos de gripe, principalmente entre as crianças. No Brasil, 15% dos óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza são em crianças menores de 5 anos", destaca a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Aos pais e responsáveis com crianças dessa faixa etária ainda não vacinadas, ela os orienta levá-las o quanto antes à unidade de saúde mais próxima de casa. "Assim, vão colaborar, também, para que a campanha alcance a meta e, logo, para que a imunidade coletiva seja maior", finaliza.

De acordo com a Semus outro grupo que precisa melhorar a cobertura vacinal é o das gestantes, que atingiu 53%. Faltam receber a dose, no total, 932 grávidas. 

 

Outros

Devem receber a dose, ainda, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos, professores do ensino regular (fundamental, médio e superior), trabalhadores da área de saúde e do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e jovens e adolescentes em medidas socioeducativas, de 12 a 21 anos.

A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde com sala de vacinação. O atendimento é feito das 7h00 às 16h00. Quem preferir pode agendar pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br um horário para atendimento em uma das dez unidades disponíveis no sistema.

 

Unidades de saúde com sala de vacina

(atendimento de segunda a sexta, das 7h às 16h)

1-Abelardo Machado

2-Aquidaban

3-Novo Parque

4-Village da Luz

5-Gilson Carone

6-São Luiz Gonzaga

7-Amaral

8-União

9-Recanto

10-BNH de Cima

11-BNH de Baixo

12-Aeroporto

13-Jardim Itapemirim

14-Centro de Saúde

15-Paraíso

16-Otto Marins

17-Zumbi

18-Soturno

19-Córrego dos Monos

20-Burarama

21-Pacotuba

22-Itaoca

23-Conduru

24-Recanto

 

Unidades sem sala de vacinação, com doses disponíveis

(atendimento de segunda a sexta, das 9h às 14h)

1-Nossa Senhora da Penha

2-Nossa Senhora Aparecida

3-Valão

4-Agostinho Simonato

5-Vila Rica

Comentários