Vacinação contra febre amarela começa nesta quinta - Jornal Fato
Saúde

Vacinação contra febre amarela começa nesta quinta

No primeiro momento, a imunização será feita no ginásio de esportes Nello Vola Borelli, no bairro Nova Brasília, e na Ilha da Luz


O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Luiz Carlos Bindaco, durante entrevista coletiva com a imprensa (Foto: Carlos Guilherme Gomes Serrano)

 

Ailton Weller

 

A Secretaria de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim vai realizar a vacinação cautelar contra a febre amarela a partir amanhã, na sede e no interior do município. A medida preventiva adotada pelo Estado e pelo Ministério da Saúde foi anunciada na tarde de ontem pelo secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Bindaco, durante entrevista coletiva com a imprensa.

 

Na cidade, foram escolhidos dois locais para o atendimento aos moradores que quiserem receber a vacina: o ginásio de esportes Nello Vola Borelli, no bairro Nova Brasília, e a Ilha da Luz.


"Optamos por esses espaços porque neles teremos condições de atender mais pessoas e para não sobrecarregar as unidades de saúde, que já têm sua rotina de serviços", explicou Bindaco.



Nos distritos


Burarama e Pacotuba serão atendidos pela equipe da Secretaria de Saúde nesta quinta; na sexta-feira será a vez da população de Conduru e Coutinho; e no sábado, Itaoca, São Vicente, Gironda, Soturno, Gruta e Córrego dos Monos.

 


O atendimento em todos os pontos de vacinação será feito das 8h às 15h, por ordem de chegada. As equipes de imunização farão uma triagem clínica nas filas, e é preciso apresentar o cartão de vacinas, CPF e cartão do SUS.


De acordo com o secretário, uma avaliação dos primeiros dias da ação será feita na segunda-feira (6) e servirá para definir como será feita a vacinação no decorrer da semana. Por isso, não haverá imunização contra a febre amarela no município nesse dia.


 "A população pode ficar tranquila. Essa é uma ação preventiva e Cachoeiro vai receber doses em quantidade suficiente para atender a população. Por isso, não é preciso uma corrida em massa a esses pontos de vacinação nessa fase inicial. Em breve, as vacinas estarão disponíveis também em unidades de saúde", afirma Luiz Bindaco.

 

Doação de sangue



Há, também, uma preocupação com os hemocentros locais. "Quem tomou a vacina só pode doar sangue 30 dias após a aplicação. Então, pedimos às pessoas, principalmente às que costumam doar sangue, que avaliem bem a real necessidade de se imunizar, para que se evite uma redução nos estoques dos bancos de sangue", alerta o secretário.


Locais de vacinação nos distritos


Quinta-feira


Burarama - Ponto de apoio na praça José Gava, próximo à Igreja 
Pacotuba - Escola Municipal Luiz Semprini

Sexta-feira


Conduru - Praça principal 
Coutinho - Ginásio próximo à unidade de saúde

Sábado


Itaoca - Igreja N. S. Aparecida, praça do centro 
São Vicente - Unidade de saúde
Gironda - Centro de Evangelização Santa Lúcia, próximo à Mineração Capixaba 
Soturno - Ginásio local 
Córrego dos Monos - Igreja Santa Luzia, próximo à unidade de saúde
Gruta - Igreja N. S. das Graças, próximo à unidade de saúde



Quem pode ser vacinado

- População com mais de 6 meses de idade e menos de 60 anos;
- Pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: apenas se apresentarem laudo médico.



Contraindicações da vacina


- Crianças menores de 6 meses de idade;
- Grávidas e mulheres que estão amamentando, até os 6 meses do bebê;
- Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;
- Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
- Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores);
- Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
- Pacientes com imunodeficiência primária;
- Pacientes com neoplasia;
- Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras);
- Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica);
- A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos.
 

Comentários