Vacinação contra pólio e sarampo em 34 locais: veja - Jornal Fato
Saúde

Vacinação contra pólio e sarampo em 34 locais: veja

Na zona urbana de Cachoeiro, os locais de vacinação vão funcionar das 8h00 às 17h00; no interior, das 9h00 às 16h00, neste sábado (18)


Em Cachoeiro, a cobertura vacinal já ultrapassa os 30% do público-alvo. A campanha segue até o dia 31 deste mês - Divulgação/PMCI

O Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu e mais 33 unidades básicas de saúde de Cachoeiro abrirão as portas neste sábado (18) para realização do Dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo, voltada a crianças de um ano a menores de cinco anos.

Na cidade, os locais de vacinação vão funcionar das 8h às 17h. Já no interior, das 9h às 16h. É preciso que os pais apresentem o cartão de vacina da criança. Caso esse documento tenha sido perdido, deve ser apresentada a certidão de nascimento.

"Sabemos que, para muitos pais, é difícil levar os filhos para vacinar nos chamados dias úteis. Por isso, devem aproveitar a oportunidade oferecida pelo Dia D, levando as crianças para serem imunizadas neste sábado. É fundamental que todos se mobilizem para que possamos eliminar a ameaça dessas doenças", ressalta a coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Cachoeiro, Horminda Gonçalves.

Em Cachoeiro, a cobertura vacinal já ultrapassa os 30% do público-alvo. Nessa campanha, que começou no último dia 6 e segue até o dia 31 deste mês, mesmo as crianças dessa faixa etária vacinadas anteriormente devem ser levadas aos postos de saúde. De segunda a sexta, as unidades com sala de vacina funcionam das 7h às 16h.

 

O que é sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, por tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e imunocomprometidas.

 

Poliomielite

Para prevenir a poliomielite, as crianças devem ser vacinadas aos dois, quatro e seis meses com a vacina injetável (VIP) e depois aos 15 meses e 4 anos de idade com a vacina oral (VOP). A poliomielite está erradicada no Brasil desde 1990, mas existem casos em países da África e Ásia, por isso, é fundamental manter alta a cobertura vacinal para evitar o retorno da doença ao país.

 

Unidade de saúde que abrem no Dia D:

 

1 - Aquidaban

2 - Village da Luz

3 - Novo Parque

4 - Abelardo Machado

5 - São Luiz Gonzaga

6 - União

7 - Amaral

8 - Jardim Itapemirim

9 - BNH de baixo

10 - BNH de cima

11 - Aeroporto

12- Otto Marins

13 - Zumbi

14 - Centro Municipal de Saúde Bolívar de Abreu

15 - Burarama

16 - Conduru

17 - Soturno

18 - Pacotuba

19 - Itaoca

20 - Paraíso

21 - Recanto

22 - Córrego dos Monos

23 - Gilson Caroni

24 - Coramara

25 - Coutinho

26 - Gironda

27 - Gruta

28 - Nossa Senhora da Penha

29 - Nossa Senhora Aparecida

30 - Valão

31 - Agostinho Simonato

32 - Parque Laranjeiras

33 - Vila Rica

34 - São Vicente

Comentários