Escolinha do CIAC é destaque em Curitiba - Jornal Fato
Teatro

Escolinha do CIAC é destaque em Curitiba

Cia. Experimental de Teatro CIAC Raymundo Andrade é o único grupo estudantil a participar do Festival de Teatro de Curitiba


Em 2017, alunos de tradicional escola cachoeirense encenaram Romeu e Julieta em festival paranaense que é considerado o maior da América Latina - Foto: Divulgação

Tudo começou em 2016, a partir do interesse do diretor teatral Mário Ferreira em marcar os 400 anos da morte do dramaturgo inglês William Shakespeare com os seus alunos adolescentes da Cia. Experimental de Teatro CIAC Raymundo Andrade.

O que começou "sem pretensão nenhuma" obteve um extraordinário resultado. A montagem que fizeram do clássico Romeu e Julieta resultou na primeira escola convencional a participar, na edição do ano passado, do prestigioso Festival de Teatro de Curitiba, considerado o maior da América Latina.

E por conta do sucesso em 2017, com duas sessões extras devido à aceitação do público, casa lotada em cinco encenações, os alunos da tradicional escola cachoeirense novamente se apresentam nos palcos curitibanos, durante três dias, nesta quarta, quinta e sexta-feira.  

Desta vez, Mário Ferreira e seus pupilos levam outra peça baseada no mítico texto de Shakespeare, Sonho de Uma Noite de Verão, para a 27ª edição do festival paranaense.

Sobre a oportunidade única que os adolescentes locais estão tendo, o diretor avalia. "É um evento 100% profissional, a mais importante vitrine das artes cênicas no Brasil, que acontece há 27 anos. Pela qualidade do espetáculo, dos atores, nós fomos selecionados".

Ferreira, que também é responsável pela concepção das peças, revela que a ideia é fazer uma trilogia para homenagear o dramaturgo, montar um espetáculo por ano. Mas quanto à terceira peça, faz mistério: "não posso dizer qual é ainda. Voltando de Curitiba, vamos começar os ensaios".    

 

Elenco

 

O elenco de Sonho de Uma Noite de Verão é composto por 12 adolescentes e uma atriz profissional convidada, Amanda Malta, que encarna a personagem Hérmia.

Lara Roncetti, de 15 anos de idade, aluna do 1º ano do ensino médio, que interpreta Titânia, a "rainha das fadas", fala da expectativa da segunda vez em Curitiba. "Muita emoção, pois sabemos da importância do evento, do nome dentro e fora do país. E por sermos selecionados novamente, principalmente por tratar-se de um grupo estudantil, o que não é comum no festival, somos o único", diz. 

Lara também comenta sobre chance ímpar de aperfeiçoamento da arte de atuar. "A gente aprende muito, assiste a muita coisa. Da sacada do nosso hotel, avistamos uma praça onde uma peça é encenada. Andamos mais um pouquinho, está tendo outra, em outro lugar... no total, são 400 espetáculos em 15 dias".

Além de Lara e Amanda, participam Roberta Garruth, Clarissa Araujo, Leonan Moraes, Gabrielle Stanzani, David Landeiro, Guilherme de Souza, Bruna Moreira, Eduardo Almeida, Davi Barreto, Nicolas Oliveira de Paula e Barbara Pedrazzi.

 

Comentários