Cachoeiro terá virada turística em outubro - Jornal Fato
Turismo

Cachoeiro terá virada turística em outubro


Parte da programação acontecerá na Casa dos Braga (Foto: Divulgação/PMCI)

Em parceria com o governo estadual, a prefeitura vai promover em Cachoeiro de Itapemirim, no próximo mês, a Virada Turística Capixaba, uma série de eventos que também vão acontecer, simultaneamente, em outras regiões do Espírito Santo.


Em Cachoeiro, a programação é organizada pelas secretarias municipais de Cultura (Semcult) e de Desenvolvimento Econômico (Semdec), com suporte da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) - idealizadora da iniciativa - e apoio de entidades locais.


"Participar da Virada Turística significa um alinhamento importante com a proposta do governo estadual. Cachoeiro é uma cidade com grande potencial turístico e queremos despertar cada vez mais nosso povo para essa riqueza", frisa a secretária municipal de Cultura, Fernanda Martins.



"Uma de nossas propostas é, a partir desta ocasião, envolver os profissionais que atuam diretamente com o trade turístico do município, de modo a melhor qualificá-los para o acolhimento aos turistas", completa o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Felipe Macedo.



A abertura ocorrerá em 16 de outubro, no Teatro Rubem Braga, onde, às 9h, haverá o lançamento do Circuito Turístico Urbano "Viva Cachoeiro a Pé". Na sequência, parte de seu trajeto vai ser percorrido. O destino final da ação será a praça Jerônimo Monteiro, Centro.



No dia 20, o auditório do Centro Universitário São Camilo, no bairro Paraíso, vai receber, a partir das 19h, o seminário "Educação Patrimonial - 1º passo". Um dos objetivos do encontro é redespertar o turismo, provocando para cidadania e cumplicidade. 



Já em 21 de outubro, acontecem a Famtour Circuito Caminho das Pedras (por meio da qual serão visitadas três diferentes indústrias do setor de rochas ornamentais) e a Mostra de Ciências e Artes, que a Semdec realizará, com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), no Liceu Muniz Freire, e da qual vão participar alunos dos 7º, 8º e 9º anos da rede de ensino municipal e estadual.


Além dessas atividades, o Museu Ferroviário Domingos Lage, a Casa de Cultura Roberto Carlos e a Casa dos Braga contarão com atrativos, como exposições, mostras de filmes e, ainda, contação de histórias.


Confira a programação da Virada Turística em Cachoeiro:

Dia 16
Teatro Rubem Braga, às 9h
Lançamento do Circuito Turístico Urbano Viva Cachoeiro a Pé, com apresentação do trajeto e inauguração da empena com o mapa turístico urbano da cidade, seguido de caminhada até a praça Jeronimo Monteiro

Dia 21
Famtour Circuito Caminho das Pedras, às 7h (saída da praça Jerônimo Monteiro)
Visitação a uma pedreira de extração de mármore; a uma indústria de Beneficiamento de rochas, com exposição de artesanato de mármore; e uma usina de reciclagem dos resíduos das indústrias de rochas ornamentais

Ginásio do Liceu Muniz Freire, bairro Independência, das 13h às 17h
Mostra de Ciências e Artes
(Realização: Seme e Semdec)

Agenda de atividades em equipamentos públicos da cidade:

Casa de Cultura Roberto Carlos
Mostra de filmes do Rei
16 a 20 de outubro
Das 9h às 10h e das 11h às 12h (manhã)
Das 14h às 15h e das 16h às 17h (tarde)

Casa dos Braga
Contação de histórias com Maria Elvira Tavares Costa e Thiago Neves
16 a 20 de outubro
Das 9h20 às 10h e das 10h40 às 11h20 (manhã)
Das 14h às 14h40 e das 15h20 às 16h (tarde) 

Museu Ferroviário Domingos Lage
Armazém 1: Exposição permanente com projeções do curta-metragem "Retrilhando a Leopoldina"
Armazém 2: Exposição "Circuito 55 anos"
Todo mês de outubro
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h

Comentários