Três dias na história das cidades mineiras - Jornal Fato
Turismo

Três dias na história das cidades mineiras

Mais de 80 cachoeirenses em excursão nas cidades mineiras de São João Del-Rei, Tiradentes e Belo Horizonte


por Roney Moraes - [email protected]

 

Mais de 80 cachoeirenses aproveitaram o feriado prolongado para passear em terras mineiras. Uma excursão, com dois ônibus lotados, saiu na sexta-feira (01), às 21h30, da Estação na Linha Vermelha com destino a São João Del-Rei, Tiradentes e Belo Horizonte para um passeio histórico nas belas cidades mineiras. A volta acontece nesta segunda-feira (04) com passeio de trem da capital mineira até Vitória no Espírito Santo.

 

Segundo a organizadora, Celi Serafim Argeu, o passeio tem um roteiro programado com guia turístico pelos principais pontos históricos de São João del-Rei, cidade do ex-presidente Tancredo Neves e com obras sacras na igreja principal de Aleijadinho.

 

"No sábado passamos pela bucólica Tiradentes. Um lugar especial. Visitamos também uma fábrica de materiais em estanho. No mesmo dia fomos para Belo Horizonte, capital mineira. No domingo pela manhã os turistas foram à Feira Hippie na Praça da Liberdade. Próximo ao hotel", comentou.

 

Os viajantes também realizaram um amigo oculto para troca de presentes no salão do Hotel Financial. No centro de Belo Horizonte.   

 

São João Del-Rei

São João del-Rei é um município brasileiro da região do Campo das Vertentes. É uma das maiores cidades setecentistas mineiras. A cidade foi fundada por bandeirantes paulistas, considera-se Tomé Portes del-Rei como seu fundador.

 

Localizado na Bacia do Rio Grande, tem seu relevo formado pelas serras do complexo da Serra da Mantiqueira. É um polo para cidades do sudeste e sul de Minas Gerais. O aeroporto Prefeito Otávio de Almeida Neves, localizado na Regional Colônia (Zona Norte da cidade), é o mais importante da região.

 

Dotada de uma vasta gama arquitetônica, na qual não se restringe apenas ao Barroco. Mesmo na região do Centro Histórico é possível observar diversas linhas arquitetônicas. São João del-Rei é conhecida também por ser uma cidade universitária devido a presença da UFSJ, do IPTAN e IF-Sudeste de MG, além do grande número de repúblicas estudantis espalhadas pela cidade.

 

Nasceram, em São João del-Rei o presidente eleito do Brasil Tancredo Neves, o cardeal dom Lucas Moreira Neves, Otto Lara Resende, padre José Maria Xavier (compositor sacro), Francisca Paula de Jesus (a "santa" Nhá Chica, que está em via de ser canonizada pelo Vaticano), dentre outros.

 

Tiradentes

Uma das cidades históricas mais bem preservadas do Brasil, a romântica Tiradentes fica a 190 quilômetros da capital mineira. Ruas com calçamento de pedra, casarões coloniais e igrejas barrocas são emolduradas pela Serra de São José. Para os casais que querem curtir alguns dias de paz, passeios de charretes e uma ótima oferta de pousadas e restaurantes dão graça ao passeio. Ateliês de arte com peças trabalhadas em madeira, estanho, ferro e pedra-sabão também devem ser incluídos no roteiro.

 

Belo Horizonte

Capital do estado de Minas Gerais. Pertence à Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e à Microrregião de Belo Horizonte.

 

 A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e até internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Museu de Arte da Pampulha, o Museu de Artes e Ofícios, o Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, o Circuito Cultural Praça da Liberdade, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, o Mercado Central e a Savassi, e eventos de grande repercussão, como o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua (FIT-BH), Festival Internacional de Curtas e o Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa.

 

É também nacionalmente conhecida como a "capital nacional dos botecos", por existirem mais bares per capita do que em qualquer outra grande cidade do Brasil.

Comentários