Desistências moldaram as eleições capixabas - Jornal Fato
Artigos

Desistências moldaram as eleições capixabas

A volatilidade política em anos eleitorais atingiu níveis inéditos para o Espírito Santo neste ano


"A força não vem da capacidade física. Ela vem de uma vontade inabalável"

Mahatma Gandhi

A volatilidade política em anos eleitorais atingiu níveis inéditos para o Espírito Santo neste ano. A ponto de, sem exagero, poder se afirmar que foram as desistências - por opção, imposição, ou pragmatismo - que moldaram o cenário eleitoral atual.

A mais célebre delas, é a do governador Paulo Hartung (MDB), a partir da qual outras vieram. Sua saída de cena propiciou uma eleição sui generis, na qual um governo bem avaliado, conforme pesquisas, fica sem equivalentes forças para defender seu legado.

Ainda na área majoritária, para o Senado, a eleição que parecia renhida, com três candidatos competitivos, hoje caminha para a homologação dos dois senadores que lá já estão: Magno Malta (PR) e Ricardo Ferraço (PSDB).

O terceiro, Amaro Neto (PRB), foi 'gentilmente' convidado a se retirar da disputa senatorial pela cúpula partidária nacional - dizem que por articulação do PSDB de Ferraço - desceu para se candidatar a deputado federal.

O movimento que, em ato contínuo, o retirou da aliança já celebrada com Rose de Freitas (Podemos), em que disputaria vaga no Senado, para o grupo encabeçado por Carlos Manato (PSL), que, para absorvê-lo, e também ao PR do senador Magno Malta e sua mulher, Lauriete, teve que desistir da candidatura a deputado federal para disputar o governo.

Em resumo, a opção de Hartung por não disputar a reeleição, deixou como franco favorito o socialista Renato Casagrande, mas, também, por vias tortas, estabeleceu uma terceira candidatura competitiva, que pode propiciar um segundo turno, que, se houver, imagina-se, terá o socialista contra Rose ou Manato. A conferir.

Houve também desistências que mexeram com o cenário das eleições proporcionais. Sobre elas, trataremos na próxima coluna.

 

DESTAQUE. Tal pai, tal filha: os advogados Luiz Carlos de Oliveira e sua filha Viviane Lupin no Baile de Gala da advocacia, no dia 11 passado, em que se celebra a categoria profissional.

 

Sobe

Vacinação

A média de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, em Cachoeiro de Itapemirim, superou a nacional na primeira semana da campanha de imunização, que segue até dia 27. No município, 20% das crianças com mais de um e cinco anos incompletos foram aos postos de saúde. No país, foram 16%. Os números devem saltar no sábado, dia D.

 

Desce

Violência

É nítido que cresce na população a sensação de insegurança. Os assassinatos são cada vez mais numerosos e violentos e os assaltos, corriqueiros em Cachoeiro. Os bandidos se sentem à vontade, até, para tentar roubar moto após acidente. O pior é que a população, descrente, já nem denuncia mais, o que redunda na artificial redução dos índices.

 

Mas, hein?!

Entra e sai gestão o Executivo insiste em atropelar os ritos do Legislativo, com tramitações sempre urgentes e muitas vezes com pareceres elaborados no afogadilho pelos próprios parlamentares.

 

Vias de FATO

Começa hoje o período em que as propagandas eleitorais ostensivas, inclusive em veículos de mídia impressa, com publicações pagas, são permitidas. 

A inauguração da agência do Fundo de Desenvolvimento Regional do Sul do Estado (Fundesul) em Presidente Kennedy foi adiada novamente e só deva acontecer em setembro. 

Dentre os municípios da região, até por suas favoráveis condições financeiras, Kennedy foi o único a aportar recursos, que serão investidos em empreendimentos sem eu território. 

Uma das preocupações centrais do governador Paulo Hartung nesta reta final de governo é resolver o imbróglio com a Vale, para construção de ferrovia até Presidente Kennedy. 

Uma coisa não se pode negar: o prefeito Victor Coelho (PSB) tem assumido pautas desgastantes na tentativa de organizar a máquina pública em Cachoeiro.

 


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários