Joaquim, Hartung e o PSB - Jornal Fato
Artigos

Joaquim, Hartung e o PSB


Nunca sabemos quando somos sinceros. Talvez nunca o sejamos. E mesmo que sejamos sinceros hoje, amanhã podemos sê-lo por coisa contrária

Fernando Pessoa

 

Não há um capixaba mais citado positivamente que o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (MDB), e seu governo, pela imprensa nacional. A administração baseada em equilíbrio fiscal, o estabeleceu como jogador importante nos arranjos políticos nacionais de centro.

Foi cogitado como vice-presidente em diversas chapas. Até mesmo para governador do Rio de Janeiro. Um feito e tanto para alguém que administra um estado com baixo eleitorado e, quase sempre, relegado ao ostracismo ou às notícias ruins no cenário nacional.

A decisão de permanecer no cargo, que o impede de se candidatar a outra coisa que não á reeleição, diminuiu, mas não fez parar as ilações com seu nome. A mais recente: o presidenciável Joaquim Barbosa (PSB), que o queria como vice, pretenderia, agora, tê-lo como economista a traçar seu plano de governo.

O prestígio de Hartung junto a Barbosa sugeriria desprestígio dos socialistas no Espírito Santo? Afinal, o ex-governador Renato Casagrande, principal adversário do governador, é do PSB. 

Não necessariamente.

Se assumir missão como esta, Hartung estaria, praticamente, abandonando de vez qualquer possibilidade de disputar a reeleição. Não dá para tocar dois projetos desta magnitude em paralelo. Nem mesmo um gestor e estrategista qualificado como ele conseguiria.

Ou seja, o convite de Barbosa a Hartung, se vier a ser feito e aceito, ao invés de desprestigiar, abre caminho para que o PSB torne ainda mais viáveis seus projetos nacional e estadual.

Dois coelhos numa só cajadada.  

 

Sobe

Atílio Vivacqua

O Governo do Estado - por meio da Cesan e das Secretarias de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e de Esportes - inaugura o sistema de abastecimento de água e uma praça saudável, e assina ordem de serviço para instalação de duas antenas pelo Programa Campo Digital, em Atílio Vivácqua. A solenidade será hoje às 14h00, na Praça Central.

 

Desce

Transporte

Está certo. Quem trabalha tem que receber. Mas, mais uma vez, o protesto de motoristas e cobradores, sem aviso prévio, prejudicou a população de Cachoeiro de Itapemirim. Está claro que o objetivo era esse mesmo, causar o tumulto que causou, para chamar atenção para a causa. Só não parece justo impedir o ir e vir de trabalhadores depois do expediente e de estudantes a caminho das faculdades.

 

DESTAQUE. Quem completa nova idade hoje é José Tasso. Ao longo dos anos, escreveu seu nome na história de Cachoeiro como empreendedor a formar gerações na escola Ciac, ou político, ocupando alguns dos mais altos cargos na hierarquia estadual: foi prefeito, deputado estadual e federal

 

Mas, hein?!

A sabedoria popular diz que água demais mata a planta. Os feirantes de Cachoeiro concordam. Com a chuva em excesso, as hortaliças estão em falta na cidade.

 

Vias de FATO

Pelo andar da carruagem, o novo pleno de cargos, salários e carreira dos servidores não deve ficar pronto neste mês, mas, apenas, em meados de maio. 

A reorganização do quadro funcional é imprescindível para que a Prefeitura continue viável no longo prazo. É algo feito agora, mas que terá reflexo nas próximas décadas. 

Se um dos objetivos a que se propõe, de dar melhores condições a quem ganha menos, for cumprido, terá valido a pena. 

A retirada dos trilhos de Vargem Alta merece amplo debate. Talvez seja uma boa oportunidade para alavancar o turismo na região. 

O ex-prefeito de Cachoeiro, Carlos Casteglione (PT), tem conseguido derrubar na Justiça as denúncias de improbidade administrativa contra o seu governo. 

 


Dayane Hemerly Repórter Jornal Fato

Comentários