Pé no chão em solo firme - Jornal Fato
Artigos

Pé no chão em solo firme

Expoentes da imprensa nacional - Estado de São Paulo e a Rede Globo - destacaram a situação fiscal do Espírito Santo como a melhor em todo o país


Expoentes da imprensa nacional- Estado de São Paulo e a Rede Globo - destacaram a situação fiscal do Espírito Santo como a melhor em todo o país. Vale muito, num quadro em que as finanças dos estados deterioram, provocando tristes reflexos na Saúde, Segurança, Educação e no atraso de pagamentos a servidores e fornecedores.

Não é preciso ir muito longe para constatar exemplos de governos que não deram conta de ajustar as contas. Basta olhar para Minas Gerais e, principalmente, Rio de Janeiro. São exemplos de situação calamitosa que atinge ou vai atingir a maioria dos estados da Federação.

Segundo os especialistas, o governador Paulo Hartung vai entregar o Espírito Santo com ao menos uma folha de pagamento em caixa. Fruto de gestão criteriosa das despesas, que se refletiram em superávits e, também, da melhoria do cenário econômico e das receitas de ICMS e royalties. Tudo isso se transforma, agora, em investimentos superiores a R$ 1 bilhão, cifra que deve se refletir no próximo ano.

É um legado que precisa ser administrado, pois não pertence a uma gestão, mas ao necessário equilíbrio fiscal, sem o qual, há caos.

É bom sinal que o governador eleito Renato Casagrande (PSB) se preocupe desde já com a questão, como demonstrou ao ir pessoalmente à Assembleia Legislativa se por a par do orçamento para 2019 e de projetos que possam impactá-lo. Quer evitar surpresas.

Casagrande prega cautela por não saber como será o Brasil sob nova gestão no governo federal. Diz que fará sua gestão pé no chão, "sabendo das dificuldades e incertezas que vamos viver na economia e na política nacional".

Se o solo for sólido como apontam os especialistas, os primeiros passos do governador eleito serão muito mais seguros.

 

DESTAQUE. Na foto, Paulo Menezes, que foi lateral direito do Atlético de Jerônimo Monteiro, nos anos 50. Hoje ele está com 91 anos (nasceu em 08 de abril de 1927) e mora no Rio de Janeiro. Apesar de ser flamenguista, acompanhou seu bisneto, o Arthur, que é botafoguense, em visita ao Engenhão, pois seu filho, Paulo Rui Menezes, é treinador de goleiros do Botafogo de Futebol e Regatas. Paulo Menezes é tio-avô do jornalista Joaquim Neiva

 

Sobe

Vargem Alta

Um dos belos - como são quase todos - municípios capixabas, Vargem Alta tem diversificadas opções para o turismo gastronômico. Ainda falta atuação mais incisiva na estrutura para o eco e agroturismo, outras boas possibilidades, mas a empreendimentos privados têm preenchido as lacunas deixadas pelo poder público. É o que faz o casal Luciano Piassarollo e Marinete Silva, na Área de Lazer e Restaurante Castanheira.

  

Desce

Maus hábitos

Os adolescentes acompanhados pelos serviços de atenção básica, do SUS, estão se alimentando mal. Dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, apontaram que, em 2017, 55% deles consumiram produtos industrializados, como macarrão instantâneo, salgadinho de pacote ou biscoito salgado. Além disso, 42% desses jovens ingeriram hambúrguer e/ou embutidos; e 43% biscoitos recheados, doces ou guloseimas. Os números foram divulgados ontem, Dia Mundial da Alimentação.

 

Mas, hein?!

Quando as autoridades do trânsito ouvirão o barulho infernal do escapamento aberto de motos nas ruas de Cachoeiro?

 

Vias da FATO

A cooperativa de Laticínios Selita lança no próximo sábado a pedra fundamental de sua nova indústria. Será, também, o momento de comemorar os 80 anos da empresa. 

O prosseguimento das obras de duplicação da BR-262 - entre os municípios de Viana e Marechal Floriano - está garantido em 2019. 

A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, em reunião com a senadora Rose de Freitas (PODE-ES) em Brasília. 

Pelo visto, o resultado eleitoral pífio não abateu a senadora rose de Freitas que voltou a fazer o que sabe melhor, percorrer ministérios em busca de investimentos para o ES.   


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários