15 anos de FATO - Jornal Fato
Artigos

15 anos de FATO


Quinze anos! é a idade das primeiras palpitações, a idade dos sonhos, a idade das ilusões amorosas, a idade de Julieta; é a flor, é a vida, e a esperança, o céu azul, o campo verde, o lago tranqüilo, a aurora que rompe, a calhandra que canta, Romeu que desce a escada de seda, o último beijo que as brisas da manhã ouvem e levam, como um eco, ao céu. (Machado de Assis)

 

    Quinze anos é a idade do FATO, meio de comunicação que, ainda experimentando as primeiras palpitações, conquistou o respeito de seus leitores, colaboradores e de toda sociedade.

Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente defina, no Brasil, que adolescente é a pessoa com doze e dezoito anos completos, para a ONU, juventude é a fase entre 15 e 24 anos de idade.

Deste modo, seja por uma ou por outra definição, o Jornal Fato revela-se ainda jovem, mas, apesar disso, exala inovação, flexibilidade e uma postura ética no desempenho de sua função social de levar a informação tal como os fatos acontecem.

Em meio aos 15 anos de história do Fato, por várias vezes, em espaços de tempo aleatórios, senti o ímpeto de escrever e de publicar. Nessas ocasiões, enviava o texto pelo contato que encontrava na internet, ligava para saber se tinha chegado e ele era publicado, o que revela que esse Jornal é próximo das pessoas.

Da eventualidade nas publicações de textos aleatórios, por acaso, caí de paraquedas na coluna das terças-feiras. Assim, embora não saiba precisar o lapso temporal, já se passaram bem mais de um ano que escrevo semanalmente.

Tendo uma rotina de publicação semanal, nem sempre as ideias fluem a gosto de todos os leitores... Para alguns, certos textos podem ser sentidos como páginas em branco; para outros, sem muita informação ou sem o despertar da esperada emoção. Apesar disso, ser desafiada a escrever e poder, de algum modo, fazer-se presente na história desse meio de comunicação me satisfaz.

Além disso, o respeito que o Fato conquistou leva seus jornais impressos e virtuais até muitos lares e ambientes de trabalho, logo, nenhuma linha ou palavra nele publicada se torna solitária ou retorna vazia.

Assim, não poderia me calar e deixar de expressar meu contentamento em - embora ainda um bebê se comparada ao jovem Jornal - fazer parte dessa história de crescente respeito que já dura 15 anos.

Deste modo, hoje e sempre desejo que esse seja o início de um lapso temporal infinito e de uma eterna construção de superações e de sucesso... Quanto a mim, por certo, terei orgulho se estiver por aqui no próximos 15 anos de Jornal Fato...


Katiuscia Marins Colunista/Jornal Fato Advogada e professora

Comentários