A nova idade e os novos 30,40,50,60,70,80... - Jornal Fato
Artigos

A nova idade e os novos 30,40,50,60,70,80...


Tenho 35 anos, mas quando criança me lembro que ao saber que alguém tinha essa idade, eu via alguém muito velho e pronto para morrer. Olhar para séculos 14,15,16, 17 onde a expectativa de vida das pessoas era de 40 ou 50 (com longevidade, basta ver as idades de morte da maioria dos grandes gênios da música, da arte e ciências) faz ver o quanto estamos longevo.

Hoje alguém com 50 anos é jovem, tem muito ainda para dar... a evolução cientifica e médica, a erradicação de algumas doenças (menos as do aedes), e a evolução intelectual social (internet e mídias) faz com que a vida humana crie novas etapas em longo prazo.

Por que falo disso?

Simples:

- Ficar fazendo tricô e crochê? Jogando carteado em pracinha? Que nada! Hoje tem muita malhação, hidroginástica, pilates, meditação, caminhada.

- Ficar velho não é mais sinônimo de feiura. Cada vez mais produtos de beleza e cuidado são lançados no mercado, fora os tratamentos profissionais e medicinais.

- Parar de aprender? Estamos na era do EAD e há uma centena de universidades, onde ingressam e formam cada vez mais, pessoas que seriam acima da idade média acadêmica.

Com isso quem tem 70 pode se sentir com 60, 50 se sentir com 40, e 40 se sentir com 30...

Davi disse (com razão) que chegar aos 70 anos seria enfado e canseira, tendo em vista que viveu a 3.000 anos atrás, e cheio de guerras e turbulências familiares, ainda, sem 10% do que temos, hoje porém, não sei se diria a mesma coisa...

Na verdade, agora temos que escolher se queremos viver o modelo medieval ou o modelo moderno. Não há mais desculpas pra parar a vida e dizer: "estou velho".

Velho é o passado, você está experiente, aproveite para viver mais e melhor!


Leandro Vieira

Comentários