Academia de Letras em festa - Jornal Fato
Artigos

Academia de Letras em festa

Academia tomará posse da sua sala definitiva, num espaço adequado na Casa da Memória


Foto: Ricardo Louzada

A Academia de Letras de Cachoeiro de Itapemirim comemorou seus 57 anos de fundação, em uma Sessão Solene muito especial. A  escolha do local objetivou resgatar as memórias da história da cidade, e nenhum outro possui tanto simbolismo quanto o Centro Operário e de Proteção Mútua. A Academia havia indicado o interesse em reativar o Instituto Histórico e Geográfico do Município, cujas atividades estavam paralisadas desde 2007, e acadêmicos que integram a Secretaria da Cultura abraçaram a ideia e a levaram avante. E não havia local melhor para declarar o resgate do que no espaço em que funcionava, atendendo seu objetivo maior de ser fonte de pesquisa e de preservação da memória do município.

O Instituto fora fundado em 1944, por alguns idealistas, entre eles o professor, historiador, pesquisador e acadêmico Manoel Gonçalves Maciel, a quem foi prestada emocionante homenagem. O companheiro de lutas do professor Maciel fora o também acadêmico, poeta, escritor, trovador, Nelson Sylvan, cuja história foi resgatada por seus familiares. Nelson Sylvan, um baluarte do Centro Operário, espaço em que manteve a proposta de resistência, e acervo da história e cultura. Por seu exemplo e seguindo suas diretrizes, o Centro Operário ainda se mantem ativo, através do trabalho de muitos abnegados.

Finalmente a Academia homenageou Evandro Moreira, um dos maiores literatos da nossa cidade, membro fundador e que a presidiu por muitos anos. Com dezenas de livros publicados, romances e históricos, ele representa a memória viva da história de Cachoeiro, a qual pesquisou incansavelmente. A Academia lhe devia esse tributo de honra e com imensa alegria pode resgata-lo.

Cachoeiro possui uma cultura vasta, hoje estão se sobressaindo inúmeros escritores, poetas, pesquisadores, estamos vivenciando uma fase áurea, de muita produção e criatividade. A Bienal Rubem Braga é um estímulo a toda essa efervescência cultural e ela se aprimora a cada edição. A Academia de Letras segue por caminho idêntico, está viva, atuante, acolhendo novos membros, e esses já fazem a diferença nas atividades literárias e futuramente ocuparão os cargos que permitirão a sua continuidade. E logo a Academia tomará posse da sua sala definitiva, num espaço adequado na Casa da Memória, graças ao empenho da Secretária de Cultura Fernanda Maria Merchid Martins e do Prefeito Victor Coelho. Como somos gratos!


Comentários