Atitudes que levam a felicidade - Jornal Fato
Artigos

Atitudes que levam a felicidade

Um antigo ditado diz que a felicidade não está no destino, mas sim no caminho


Cultivar a gratidão, ter equilíbrio emocional e não criar expectativas em demasia, está entre alguns dos segredos para ser feliz.

Um antigo ditado diz que a felicidade não está no destino, mas sim no caminho.

Qual o segredo da felicidade? Geralmente, ela está dentro de cada um de nós.

Para muita gente, é imperativo aceitar a vida como ela é, mesmo devido à falta de oportunidades e por ter poucas escolhas. Mas não devemos desanimar, pois as alternativas surgem quando menos se espera.

Agora, sentimentos como; egoísmo, narcisismo, solidão, rigidez e culpa não combina com a felicidade. Elimine - os de sua vida.

A felicidade nunca é uma coisa só, um único objetivo.

Para o poeta Carlos Drummond, ele disse que ser feliz sem motivo é a forma mais autêntica de felicidade.

Quando estamos mais maduros, vemos que não podemos controlar tudo, nós aceitamos melhor as coisas; uma rejeição, uma decepção com nossos amigos, a perda de um emprego, etc.

Quanto mais gratidão você tem pela sua vida, mais felicidade você tem dentro de si, mais otimista você passa a ser. Aprenda com os bons acontecimentos e também os ruins. Isso nos traz uma grande paz interior, pois nos fará refletir sobre o que ocorreu em nossa vida.

As pessoas felizes veem os problemas como desafios a serem superados. Geralmente, estas pessoas tem uma autoestima bem elevada, tem orgulho de ser quem ela é. É também autoconfiante e isso se refere à maneira como a pessoa é reconhecida pela sua capacidade profissional, aperfeiçoamento e qualidades pessoais.

Sentir-se reconhecido, no trabalho, pelos amigos, pela família, ter a sensação do que ela faz é importante para as pessoas, que as convicções dela são relevantes, podem trazer felicidade.

O reconhecimento pode ser através de um bom ouvinte, um bom amigo, a contribuição que deu com o meu trabalho, seja ele pago ou voluntário, tudo isso pode nos deixar mais felizes.

As pessoas felizes, são motivadas, tem objetivos específicos e que não estão só relacionadas aos bens materiais.

Ela não quer nada em troca, porque para ela, ajudar, se doar já é um motivo de felicidade.

                               


Fernando Fiuza Psicólogo

Comentários