Com calma e com alma - Jornal Fato
Artigos

Com calma e com alma

Por que não fazer com calma e com alma?


Posso fazer muitas coisas na ansiedade e no estresse, porém ficarei estressado e ansioso. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso falar muitas coisas com rapidez e insensatez, mas ficarei enfadado e triste. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso reagir com brutalidade e vigor em excesso, mas ficarei angustiado e decepcionado. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso ignorar e ser indiferente com as pessoas o tempo que quiser, mas ficarei insensível e sarcástico. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso seguir a vida sozinho e sem compromisso, porém ficarei solitário e amargurado. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso não aceitar a vida e o que ela me oferece, porém ficarei depressivo e violento. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso ser crítico e excessivamente sincero, porém ficarei chato, chato e chato. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso ser avarento e ganancioso, porém é certo que terei que enganar muitos e viver sempre com medo de perder o que ganhei. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso trair e mentir o quanto quiser, porém receberei dos meus amigos; traição e mentira como retorno. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso viver a vida como se não tivesse o amanhã, ser irresponsável e livre do jeito que eu quiser, mas é certo que ficarei triste e não terei para onde correr depois desse tempo. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso ter o quiser e a qualquer custo, porém a conta sempre chega e nem sempre temos com o que pagar. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso desistir de tudo e de todos, porém isso não lhe trará as respostas que busca. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso me vitimar e viver de "mi, mi, mi" mas isso não me garante que serei ouvido e entendido. Por que não fazer com calma e com alma? 

Posso brigar comigo mesmo e com as outras pessoas, mas a possiblidade de ficar sozinho e não se suportando será enorme. Por que não fazer com calma e com alma? 

Fazer com calma e com alma significa entender e compreender que a vida deve ser degustada, sentida, percebida, ingerida e absorvida.

É entender e compreender que a vida passa muito rápido, "um vapor que aparece e logo se vai". 

É entender e compreender que quando acalmo minha alma se a-calma. 

Alma ac"alma".

 

Leandro Vieira, Conselheiro Tutelar Região II de Cachoeiro de Itapemirim


Leandro Vieira

Comentários