Comendador Neném - Jornal Fato
Artigos

Comendador Neném

Hoje me dirijo especialmente ao Prefeito Victor Coelho, e sua equipe de Governo


Vivenciando as emoções da Festa da cidade e repleta de temas para partilhar, hoje tratarei do assunto mais comentado após a Cerimônia Oficial da Prefeitura Municipal, isto é, a Comenda Rubem Braga concedida a Neném Doido, pela Administração Municipal. Cito com enorme pesar o pejorativo "doido", apenas para demonstrar o quanto de preconceituosa e excludente era a nossa sociedade. E o quanto avançamos em humanização.

Hoje me dirijo especialmente ao Prefeito Victor Coelho, e sua equipe de Governo. Desculpe-me, mas não consigo chama-lo de senhor, detesto esses protocolos criados pela sociedade, você tem a idade dos meus filhos, e eu o admiro como um amigo querido e que conseguiu captar a sensibilidade do criador da Festa de Cachoeiro - Newton Braga. Sensibilidade para homenagear, numa noite tão especial, o nosso povo em toda a sua essência, a nossa cultura, as artes, o intelecto, o empresariado, a educação, mulheres e homens que fizeram e fazem parte da nossa história. Era visível o orgulho dos familiares daqueles que receberem a Comenda Póstuma, esta concedida aos entes queridos que se foram.

A nossa diversidade, da qual orgulhosamente faço parte, como mulher e idosa,  foi contemplada com Comendas - o deficiente mental, o deficiente físico, o representante LGBT+, o negro, entre outros. E o mais lindo foi a acolhida do público quando eram convidados ao palco, ovacionando de pé, com aplausos eufóricos, alguns nomes como de Paulete e de Neném. Naquele momento compreendi o quanto a nossa sociedade evoluiu e o quanto caminhamos em direção a um mundo mais fraterno. Na minha pequenez até fiquei preocupada em relação a manifestação que poderia não receber, já que como Cachoeirense Presente eu seria uma das últimas a subir no palco. Heróis são eles e não eu, herói é Neném que representa a inocência que perdemos pela vida à fora, herói é Paulete, um artista que desenha, cria beleza e que alegra os carnavais e festas da vida. Que fiz para receber o título de Comendadora em 2017 e de Cachoeirense Presente neste ano, diante da grandeza deles? O meu querido amigo, Wilson Marcio Depes antecipou-se aos tempos escrevendo e publicando, em obras memoráveis, a biografia dessas pessoas, tão dignas e humanas, que representam a essência do povo, como Maria Gasolina, Moringueiro, Agulha, entre outros. São eles os nossos verdadeiros heróis, por terem conseguido sobreviver num mundo de gente preconceituosa, que infelizmente ainda existe, mas que tende a ir desaparecendo.  


Comentários