Eu sou lá de Cachoeiro - Jornal Fato
Artigos

Eu sou lá de Cachoeiro

Cachoeiro pode se orgulhar em ter o maior cronista como filho ilustre desta terra, Rubem Braga


Por Pâmela Gualandi

 

Escrever. Escrever para libertar a alma, uma forma de estar consigo e traduzir o que há no coração.

No dia, 20 de outubro foi lembrado o dia do poeta e no dia 31 de outubro o 117º aniversário de Carlos Drummond de Andrade, uma coincidência que nos faz ver a vida e os dias com suavidade. Seguindo essa linha, Cachoeiro pode se orgulhar em ter o maior cronista como filho ilustre desta terra, Rubem Braga.

Berço do mármore e granito, a "capital secreta do mundo" - Cachoeiro, também é rica em cultura e pontos turísticos. Braga, nos lembra a Casa dos Braga e o teatro Rubem Braga, da literatura a arte no palco... "São dezenas que desfilam sem ordem, como se sonhasse (...)". Um Itabira esculpido em pedras, uma ponte de ferro e um rio Itapemirim que corta a cidade, não dividindo-a, mas multiplicando sua beleza.

Cachoeiro de artistas? Muitos!

Temos o "rei" da música brasileira Roberto Carlos, conhecido no mundo inteiro, e também, podemos falar das divas LiLoh, afinal "elas cantam Roberto". Rubem Braga, o maior cronista e jornalista, assim como meu amigo-irmão Felipe Bezerra, autor do livro Deu Bezerra no Milhar, ambos mesma paixão pelo jornalismo e a escrita. Colorindo vários pontos da cidade, na pintura temos Rudson Costa, nos fazendo lembrar a riqueza cultural dessa doce terra onde nasci.

Não tem mais o trem, mas só pra constar, temos uma bela estação ferroviária onde, hoje, é utilizada como museu cultural, onde vários artistas fazem exposição de seu trabalho. Por falar em estação. Que lugar fresquinho não é mesmo? Na sombra, uns 40 graus, no verão. E falando em altas, a cidade nota A, Cachoeiro de Itapemirim, orgulha o estado do Espírito Santo, por ter sido o único estado a receber nota máxima do Tesouro Nacional.

Com tantos motivos e como filha dessa cidade calorosa, receptiva e bem quista, onde os sinos badalam sobre a proteção de são Pedro, nosso padroeiro, assim como Braga, tenho orgulho em dizer: "EU SOU LÁ DE CACHOEIRO".   

 

 

Comentários