Feminicídio por que acontece tantos? - Jornal Fato
Artigos

Feminicídio por que acontece tantos?

Ao contrário do que muitos dizem, o Feminicídio não e um novo crime no código penal, é uma qualificadora do crime de homicídio


Ao contrário do que muitos dizem, o Feminicídio não e um novo crime no código penal, é uma qualificadora do crime de homicídio. É duro dizer isso, mas Feminicídio podemos considerar um "crime" de ódio, pois o mesmo demostra todo poder que o homem quer manter em relação à mulher. O Feminicídio se apresenta de pouco a pouco, não é uma explosão do nada, vem camuflado de ciúmes, mentiras, traições, vem de uma geração patriarcal que insiste em manter a submissão de uma mulher por toda a sua vida.

A paixão disfarçada pela posse faz com que as vítimas sejam mortas de formas cruéis e infelizmente não existe protetiva que evite isso totalmente.  No ES essas vítimas chegam em até 3 vítimas por mês e olha que o ano apenas começou.

Os autores desses crimes são relativamente pessoas que convivem ou conviveram com a vítima e não aceitam a possibilidade do término ou até mesmo o próprio fim do relacionamento. Estes por sua vez possuem um determinado perfil, narcisista, ciumento, imaturo, descontrolado, ególatra, possuem dependência afetiva, colocando mulheres como submissas.

O Feminicídio começa a se manifestar de forma silenciosa dentro das casas, a maioria possui dificuldade para enfrentar de cabeça erguida a situação pela falta de apoio na hora da denúncia, pois infelizmente uma mulher fragilizada e com medo vai a delegacia registrar um BO e se depara com um homem sem sensibilidade alguma, que em seu próprio pensamento e as vezes intencionalmente a destrata, dificultando o registro da ocorrência. Temos que admitir - muitos servidores não estão preparados para lidar com casos assim e acabam colaborando para que a denúncia não seja realizada.

Ameaças, dependência emocional e financeira, falta de apoio de famílias intervenção religiosa (sim muitos representantes de religiões afirmam que o amor tudo supera) Não, o amor não causa dor, não causa sofrimento, o amor não supera tudo. Recentemente uma jovem no ES foi esfaqueada minutos antes de ter apoio policial pois a mesma já tinha solicitado, a polícia passou antes e de forma fria e articulada o autor, ela possuía diversas medidas protetivas tinha chamado a polícia pois teria recebido ameaças minutos antes e nada disso evitou sua morte.

Mas ai fica a pergunta: o que evitaria então? Educar a sociedade é um dos caminhos, que tipo de homens você pai e mãe está criando? Está repassando sua cultura patriarcal ou está mostrando o valor real de uma mulher. Mulher lute, tenha sororidade, busque ajuda e o mais importante - a culpa não é sua.

 

Denise Couto

Advogada Criminalista

[email protected]

 

 

Comentários