Homenagem na Câmara: honra e responsabilidade - Jornal Fato
Artigos

Homenagem na Câmara: honra e responsabilidade

Recebi ontem da Câmara municipal de Cachoeiro de Itapemirim homenagem especial


Recebi ontem da Câmara municipal de Cachoeiro de Itapemirim homenagem especial, em razão da minha eleição para a presidência da Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo, homenagem conferida pelo vereador Delandi Macedo e endossada pelos demais parlamentares.

Delandi, que é pastor, radialista e político sagaz, viu, assim que recebeu a notícia de que eu fora eleito, a dimensão da responsabilidade que eu assumira. Ligou rapidamente os pontos e percebeu que se tratava de um feito importante para município e região que carecem de protagonismo.

Cachoeiro já foi o principal polo econômico do Espírito Santo, referência nas artes e na cultura, num passado que nos enche de orgulho, mas que, com sinceridade, não vai mais retornar.  É preciso compreender que o desenvolvimento não poderá mais se dar de maneira isolada. Cachoeiro não crescerá sozinho, nem Presidente Kennedy, nem Marataízes, nem Itapemirim, o Caparaó ou a região serrana, para ficar no sul capixaba. Está tudo interligado, num estado de pequeno território, mas de grandes possibilidades.

Esse entrelaçamento que grassa na política e economia é também o fio condutor da junção dos, hoje, sete veículos que compõem a ADI-ES. A maior rede de impressos fora da Grande Vitória, atrás apenas de A Gazeta e A Tribuna em tiragem, mas, no interior, com alcance muito maior em comparação com as duas.

São jornais de referência em suas regiões, que chegam a cantos onde os grandes não conseguem. Que falam de assuntos que os maiores, distantes, não enxergam. Acessíveis aos leitores como os vereadores são ao povo. Um canal entre o poder público e as comunidades.

A ADI-ES, como instituição, vai além. Sem perder as características locais e a capilaridade que só a imprensa regional tem, amplia para nível estadual suas publicações em rede, que depois são, também, potencializadas pelos portais destes mesmos veículos que as republicam.

Trata-se de uma experiência exitosa, que rompe fronteiras regionais, ao mesmo tempo em que une os municípios do interior. Um exercício de colaboração jornalística que aproxima norte e sul, e faz com que possamos, todos, aprender uns com os outros e crescer juntos.

Uma honra, repito, receber a homenagem e uma imensa responsabilidade estar à frente de uma associação tão importante.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários